Incentivo à formação de professores

30 ago

Redução de candidatos à licenciatura leva o MEC a estimular o intercâmbio de futuros mestres. Alunos da UFMG começam a seguir hoje para Universidade de Coimbra.

Em outros tempos, a profissão era sinônimo de respeito e valorização. Alegria dos pais era ver o filho se tornar professor, status tão importante quanto ser doutor – médico, advogado, engenheiro. Em tempos atuais, não faltam olhos atônitos diante de um interlocutor que expresse a vontade de liderar uma sala de aula. Para os pais modernos, haja coração diante de notícia como essa. Mas como seria o mundo sem alguém com o dom da arte de ensinar? Tentando mudar um quadro de ares críticos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), está estimulando projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores, por meio do Programa de Licenciaturas Internacionais.

A ideia é promover o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Os estudantes vão continuar o curso na modalidade sanduíche – uma parte no Brasil e outra no exterior. O programa paga bolsas e passagens aéreas para os alunos e diárias para professores em missão a Portugal. Quando se formarem, terão direito a receber o diploma dos dois países, aumentando também os horizontes do mercado de trabalho.

Anúncios

9 Respostas to “Incentivo à formação de professores”

  1. NATHÁLIA agosto 31, 2011 às 9:37 am #

    Estranho…as alunas Larissa e Juliana da PDM6 foram para Coimbra no dia 11/08 para fazer esse intercâmbio e nenhuma notícia a respeito foi postada! Pessoal..vamso valorizar NOSSO curso da NOSSA facul!

  2. Gabriela PDM6 agosto 31, 2011 às 9:40 am #

    A classificação delas foi uma das melhores dentre todos os curso! Depois falam que os alunos não valorizam o curso…

  3. Larissa agosto 31, 2011 às 10:05 am #

    Isso mesmo Naty! Vamos valorizar as conquistas da nossa faculdade!!!

  4. Juliane agosto 31, 2011 às 10:08 am #

    É isso ai Nathy. Temos que valorizar nosso curso e nossa faculdade.
    A Lalá e a Ju estão nos representando.

  5. Mª José Correia de Oliveira agosto 31, 2011 às 10:51 am #

    Toda criança ou quase todas passam por uma escola, ou seja, nem todas as crianças passam por programas sociais, esportivos, nem frequentam centros de cultura, mas a escola sim. Tenho a perspectiva de que no atual contexto a sociedade, sobretudo os atuais pedagogos se apropriem da relevância da nossa profissão para o desenvolvimento e significação da humanidade com olhares para a sociedade atual e para as próximas gerações. Por essa razão é que os profissionais da educação devem viver em permanente formação.

  6. NATHÁLIA agosto 31, 2011 às 11:37 am #

    Nossa Maria José…Disse tudo e mais um pouco…Está apoiadíssima!

  7. Graziele e Elaine PDN-6 agosto 31, 2011 às 7:13 pm #

    Realmente toda criança precisa de professor, e todo professor precisa ser reconhecido profissionalmente, buscando capacitação para ser valorizado e assim poderemos novamente colocar a profissão como motivo de orgulho e respeito para os nossos pais e para sociedade como um todo.

  8. Ítala setembro 5, 2011 às 9:57 am #

    Toda criança, e incluo também, todo adulto a ser formado, precisa de um professor. E o professor necessita de privilégios e reconhecimento. Se os alunos precisam de professor, o professor precisa de meios melhores de trabalho, de efetiva aceitação do mercado e de direitos iguais aos de qualquer outro profissional que estuda durante 4 anos para poder atuar na sua área.

  9. patricia souza dezembro 6, 2013 às 5:05 pm #

    A valorização do profissional da educação é primordial para o sucesso do seu trabalho!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: