A arte de ensinar

30 set

Na tentativa de refletir mais sobre a arte de ensinar vejamos esse poema simples e lindo que diz muita coisa: Professora

“Ela entrou na sala e viu rostos que perscrutavam, indagavam, esperavam. Começou a dizer-lhes de suas férias, mas descobriu que esta palavra ali era oca e distante. Abriu então seu caderno de planos e quis ensinar-lhes as maravilhas que ali escrevera, mas aprendeu que menino triste não tem gosto para manejar o lápis. Quis ensinar uma canção, mas o canto se tornou um choro. Tentou contar-lhes de bruxas, de fadas, de gigantes, mas percebeu que não crêem em fantasias os meninos que vivem da verdade de cada dia. Por um instante a professora não encontrou o que fazer. Então, apenas sorriu para a classe e decidiu dar-lhes primeiro a sua amizade. Depois, mansamente, lhes daria ensinamentos. Bem-aventurada!”

= (Maria Célia Bueno) do livro: A educação pré-escolar, Marieta Lúcia Machado Nicolau.

http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-perfil-profissional-do-professor-de-educacao-infantil-481125.html

Anúncios

Uma resposta to “A arte de ensinar”

  1. Danielle Lúcia março 25, 2014 às 2:32 pm #

    Ao ler este poema, pude fazer um link com a realidade da sala de aula do 1º Ano… Os alunos, que muitas vezes, chegam à escola pela primeira vez, se,mostram esquivos e muitas vezes assustados. Se todos os professores, tivessem a mesma percepção e postura que a professora citada no poema adotou, o período de adaptação das crianças que vão para o ensino fundamental com 6 anos, seria muito mais fácil, e assim, teríamos muito ,mais sucesso no processo educacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: