Parabéns pelos 50 anos, Unibh!

10 mar

Os 50 anos do Unibh e o curso de Pedagogia UniBH
No dia 10 de março de 1964, nasce o Centro Universitário UniBH. Funcionando por alguns anos como Fafi-BH, em um prédio alugado na Antônio Carlos, anos depois passou a funcionar onde hoje se localiza, em prédio próprio, no campus Antônio Carlos, com cinco cursos, um dos quais a Pedagogia. Hoje tem mais de quarenta cursos!
Na semana de seu aniversário de 50 anos, podemos afirmar que o Unibh atravessou todas as épocas históricas marcantes, sintonizado com a atualidade e com valores próprios à educação.
O curso de Pedagogia do Uni-BH, desde sua criação, se entrelaça com a própria história do Unibh. Passou por várias estruturas curriculares de organização para atender as demandas profissionais, conforme determinações emanadas do MEC e as solicitações da sociedade, nos vários cenários sociais, econômicos, políticos e pedagógicos do seu desenvolvimento.
O primeiro currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFI-BH) contemplava a formação do Professor de disciplinas do curso Normal e do Diretor de Escola Primária e Média. Sua reformulação deu-se com o advento da Reforma Universitária, embasada na Lei 5.540/68, que fixou as normas de organização e funcionamento do Ensino Superior. Com base no referido suporte legal, o Parecer 252/69 do Conselho Federal de Educação – CFE propôs uma mudança profunda na estrutura do curso de Pedagogia, partindo da ideia de criação de “várias modalidades de capacitação, com uma base comum”. Criava, portanto, um curso único de Pedagogia, com várias habilitações.

No início da década de 70, fez-se a revisão do currículo do curso, mediante a necessidade de adaptá-lo à sistemática de organização dos currículos, recomendada pela legislação pertinente. E assim se seguiu até hoje, procurando, diante das reflexões sobre o curso em âmbito nacional, e o perfil dos alunos que buscam a formação pedagógica nesta instituição, considerar as demandas do mercado de trabalho. Por isso, o desafio de repensar o Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH tem sido uma constante, tendo em vista acompanhar a trajetória de sucesso da própria instituição. (dados do PPP do curso de Pedagogia).
unibh

Uma resposta to “Parabéns pelos 50 anos, Unibh!”

  1. Aline Dias Ribeiro março 19, 2014 às 5:40 pm #

    Parabéns Facu… esperamos mais 50 anos e que nossos filhoes estudem no UniBH tbm…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: