Brincar…

7 out

Durante muito tempo o ato de brincar foi considerado coisa de criança, aquilo que os pequenos faziam quando se viam livres da interferência dos adultos. Opostas a “coisas sérias”, as brincadeiras não eram consideradas experiências válidas. O tempo empenhado nelas era, no máximo, uma forma de lazer.

No entanto, desde o começo do século 20, pedagogos, filósofos, psicólogos e outros estudiosos do aprendizado vêm percebendo que a brincadeira é um artifício cerebral de grande importância para o aprendizado de ideias e conceitos.

Leia mais…

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luliradfahrer/2013/10/1351949-vem-brincar-comigo.shtmlbrincar

Anúncios

12 Respostas to “Brincar…”

  1. Jéssica Brant outubro 9, 2013 às 12:40 am #

    O brincar é um ato de suma importância para o desenvolvimento integral da criança, ele possibilita integração, socialização, afeto, limites, regras e etc.. É de grande importância que professores trabalhem os jogos virtuais nas escolas, para que as crianças possam aprender sobre as melhores opções de jogos e a infinidade de possibilidades que a internet oferece.

  2. Gisele outubro 9, 2013 às 1:02 am #

    Ao brincar a criança explora dos os aspectos cognitivos, sociais, morais, intelectual entre outros… Faz com que a mente esteja sempre em atividade e proporciona tanto o adulto quanto a criança o desenvolvimento.

  3. Mariana de Aguiar Cruz outubro 9, 2013 às 2:15 am #

    Através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes de sua vida. Os jogos e as brincadeiras são uma forma de lazer no qual estão presentes as vivências de prazer, representam uma fonte de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo.

  4. Augusto de Souza outubro 9, 2013 às 11:55 pm #

    Quando a criança brinca, muitas coisas acontecem, pois ela mergulha no mundo mágico da infância, onde pode revelar suas visões de mundo, suas descobertas, seus encantamentos, sua alegria, além de compartilhar ideias e sentimentos, pelo simples prazer de experimentar. Através do brincar, seu conhecimento sobre o mundo se amplia, uma vez que ela pode se colocar no lugar do adulto.

  5. Adélia outubro 10, 2013 às 12:36 am #

    As brincadeiras não devem ser vistas apenas como “momento de lazer ou distração” da criança, pois além dela garantir um bom desenvolvimento lúdico para a criança, é através das brincadeiras que a ela começa a descobrir diversas formas de aprendizagem que levarão para sempre na vida delas.

  6. SILVANA FRANCISCA DASILVA MONTEIRO outubro 10, 2013 às 12:56 am #

    O brincar propicia a criança recriar a realidade usando sistema simbólicos, na qual a imaginação, fantasia e a realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretações. Possibilitando o surgimento de relações sociais com outras crianças e adultos, então a concepção que devemos ter do brincar, é a produção do conhecimento.

  7. Tacyanna outubro 10, 2013 às 10:36 am #

    O ato de brincar na educação no processo de ensino aprendizagem e muito importante, porém o brincar deverá ter uma intencionalidade ou um objetivo onde o professor quer alcançar. O brincar e uma forma de desenvolver o aprendizado de idéias e conceitos encontrados no cotidiano.

  8. NUBIA MOREIRA outubro 10, 2013 às 2:22 pm #

    O brincar faz parte de uma aprendizagem agradável, não sendo somente lazer, mas sim, um ato de desenvolvimento. Por isso, é necessário informar os pais, professores e sociedade sobre a ludicidade da brincadeira na infância.

  9. Maria luzia outubro 10, 2013 às 3:16 pm #

    A escola deve utilizar as brincadeiras como material didática , para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e tambem questóes pedagogicas e com isso aumentar a qualidade e o desenvolvimento da criança como ser humano.

  10. Jullie outubro 10, 2013 às 4:48 pm #

    O brincar é uma atividade prazerosa, que ajuda a criança fazer descobertas e ampliar sua criatividade.É importante que a criança brinque muito para se desenvolver.

  11. paula novembro 11, 2013 às 9:30 pm #

    O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras.

  12. Débora carvalho novembro 18, 2013 às 10:29 pm #

    Os profissionais da educação devem levar a sério as brincadeiras, pois através delas, eles podem observar várias manifestações das criançasassim,poder até intervir em uma coisa que poderia futuramente atrapalhar o desenvolvimento dessa criança. Brincar sim, mas sem usar como forma de desleixo, preocupando sempre com a educação dos sujeitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: