Educar crianças

15 set

meninosA ideia de fazer tudo para que os filhos sejam felizes, evitando que chorem, está ultrapassada. A teoria de disciplinar sem que a criança chore está desactualizada, diz Gordon Neufeld, psicólogo clínico canadiano que esteve em Portugal no final da semana.

“As crianças precisam da tristeza, da tragédia para crescerem. Precisam de ter as suas lágrimas”, defende. Nos primeiros meses e anos de vida, o “não” dito pelos pais ajuda a disciplinar, em vez de estragar a criança. “Estamos a perder isso na nossa sociedade, não admira que as crianças estejam estragadas com mimos. Afinal, elas são sempre as vencedoras”, continua o investigador que esteve em Lisboa a convite da empresa BeFamily, do Fórum Europeu das Mulheres, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e da Associação Portuguesa de Imprensa.

Na conferência sob o lema “Vínculos Fortes, Filhos Felizes”, Neufeld defende que só se atinge o bem-estar através da educação e que esta deve estar a cargo das famílias e não do Estado. E para garantir o bem-estar de qualquer ser humano ou sociedade é necessário preencher seis necessidades.

A primeira é o “aprender a crescer” e para isso há que chorar, é preciso que a criança seja confrontada, que viva conflitos, de maneira a amadurecer, a tornar-se resiliente, a saber viver em sociedade.

Leia mais…  http://lifestyle.publico.pt/artigos/313190_porque-devem-os-pais-por-os-filhos-a-chorar#.UjTqnUBLqBw.facebook

6 Respostas to “Educar crianças”

  1. Lidiane Guimarães setembro 16, 2013 às 12:39 pm #

    Muitos pais hoje vem delegando seus papéis às escolas por vários motivos. Para tentarem suprir as necessidades dos filhos não conseguem dizer-lhes um não e acabam fazendo todas as suas vontades, impedindo-os de crescerem de forma madura e capazes de lutarem por seus direitos como cidadãos. Mas, antes é preciso ressaltar que uma correção não significa deixar de amá-los.

  2. Jucinete Soares Fernandes setembro 19, 2013 às 11:51 pm #

    A cada dia que passa fica mais difícil a tarefa de educar as crianças. Em pleno século XXI, as crianças são rodeadas de tecnologias, cheias de vontade, independentes e donas de si. Os pais não tem mais autoridade sobre seus filhos, tentando preencher a falta de tempo com presentes ou deixando-as fazerem o que quiserem só para não ouvi-las chorando, esquecendo que elas precisam passar por isso para crescerem e se tornarem adultos conscientes e maduros.

  3. Luana outubro 8, 2013 às 7:08 pm #

    Educar não é uma tarefa fácil para os pais e imagina para os professores que educam mais de 20 ou 30 por dia? Fica mais fácil quando os pais andam juntos com a escola, pois buscam maneiras de resolver qualquer conflito que a criança por ventura tiver. Muitas das vezes a responsabilidade pela educação é deixada para a escola e vemos que na realidade não é bem assim. O dizer não na hora certa e deixar as crianças resolverem seu problemas é importante, para que elas cresçam como adultos seguros e resolvidos.

  4. Cristiane Mota outubro 8, 2013 às 11:04 pm #

    Educar é, sem dúvida alguma, a mais complexa, a que demanda mais tempo, paciência, flexibilidade, tolerância, compreensão e amor.A criança aprende os limites e valores muito mais pelo próprio comportamento de sua família, pelo tipo de relação que observa entre seus membros. E os pais devem caminhar juntos com a escola.Alguns pais ficam receosos de dizer “não” ao seu filho e vão permitindo atitudes e comportamentos não desejáveis, eles tem que compreender que o dizer “não”, não vai afastar os filhos dos pais, e sim aproxima-los.

  5. Franciane outubro 9, 2013 às 10:30 am #

    Nos dias de hoje educar uma criança não esta sendo uma tarefa muito fácil,pois os próprios pais não incentivam seus filhos para isso deixando de lado essa educação.Infelizmente o que vem acontecendo é que os pais estão deixando essa educação para os professores para a escola mais isso não a função de uma escola e sim doas pais.

  6. Aline outubro 10, 2013 às 12:35 am #

    As crianças devem passar por frustações na vida e aprender que nem sempre tudo que queremos nós temos. a educação que os pais passam para as crianças hoje, refletem nas atitudes do futuro. Não é em todos os momentos que teremos familiares ao lado para resolver nossas insatisfações. É necessário crias futuros adultos capazes de solucionar problemas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: