Imagem

|Hoje é Dia da Infância!

24 ago

24.08_dia-da-infanciaComemorado em 24 de agosto, o Dia da Infância é mais umas das várias ações em prol do bem das crianças de todo o mundo. A celebração tem como objetivo potencializar as reflexões acerca das condições sociais, econômicas e educacionais em que as crianças de todo o mundo vivem.

Todas as crianças têm direitos básicos, constituídos em lei, como, por exemplo, alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade, habitação e cuidado familiar. Entre as principais leis que regulam tais cuidados, temos: a Declaração Universal dos Direitos da Criança, instituída em 20 de novembro de 1959, a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988,  e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de julho de 1990.

Plano Nacional pela Primeira Infância

Assim como exposto na introdução do Plano Nacional pela Primeira Infância, priorizar a infância é uma estratégia inteligente para se obter importantes conquistas sociais e econômicas. Para as crianças, “mais importante do que preparar o futuro é viver o presente. Elas precisam viver agora e na forma mais justa, plena e feliz”, retrata o documento.

Lançado em 2010, o Plano Nacional pela Primeira Infância propõe diversas ações de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade, nos próximos 12 anos – contados a partir de 2011. Neste Plano, estão traçadas as diretrizes gerais e os objetivos e metas que o Brasil deverá realizar em cada um dos direitos da criança, afirmados pela Constituição Federal, pelo ECA e outras leis relacionadas. Para se ter acesso ao documento, clique aqui.

De acordo com o Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, somam mais de 28 milhões de crianças com até nove anos de idade. Diante disso, celebre este dia, porque, hoje, talvez você não seja mais criança, mas um dia você foi, e ser criança é bom demais!

“É bom ser criança, ter amigos de montão.
Fazer cross saltando, tirando as rodas do chão.
Soltar pipas lá no céu, deslizar sobre patins.
Bem que isso podia nunca mais ter fim.”

Trecho da canção “É bom ser criança”, do músico Toquinho.

http://www.portaleducarbrasil.com.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?GUID=7f9285ff-8543-40b1-8c8a-b5f28e53d8af&ID=212057

3 Respostas to “|Hoje é Dia da Infância!”

  1. Luana setembro 6, 2013 às 11:31 pm #

    A primeira infância é pontuado pela descoberta e nela é preciso que estimule a criança a se descobrir e buscar a interagir com o meio, assim facilita sua socialização. Tem o direito de viver em segurança, saúde, lazer e principalmente carinho.

  2. Jucinete Soares Fernandes setembro 8, 2013 às 4:55 pm #

    Precisamos valorizar a infância. Pois a cada dia ela tem sido roubada de nossas crianças, através da pedofilia, trabalho escravos e outros!

  3. Camila outubro 7, 2013 às 3:02 pm #

    Ser criança é brincar, ir a escola e não trabalhar. Pena que nem sempre isto aconteça, é tão difícil ver crianças que agem ou tem obrigações como um adulto, crianças que nunca souberam o quanto é bom poder se preocupar em somente brincar e estudar, sem se preocupar com o trabalho fora de época. Lugar de criança é na escola, com a família, e não morando nas ruas, sem o que comer e tendo ainda que trabalhar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: