Jogos de raciocínio ajudam no aprendizado de Matemática

18 jun

O raciocínio lógico-matemático em alunos de ensino fundamental foi tema de pesquisa no IP (Instituto de Psicologia) da USP. Por meio da realização de ojogoficinas de dois tipos de jogos (Kenken e Feche a Caixa) a psicóloga Talita Lima Queiroga analisou os aspectos lógico-matemáticos dos jogos e observou como esse tipo de raciocínio se manifestava nos alunos, enquanto resolviam os desafios propostos. Além de verificar o desempenho dos alunos, o estudo pretendeu analisar como lidavam com erros e acertos e argumentavam suas respostas.

A pesquisa é descrita na dissertação de mestrado “Jogos de raciocínio lógico-matemático em alunos da Escola Fundamental 2”, com orientação do professor Lino de Macedo. A psicóloga desenvolveu sua pesquisa com base na teoria do desenvolvimento de Jean Piaget. Segundo este teórico, a criança constrói o conhecimento a partir da interação com os objetos.

O Kenken é um jogo de origem japonesa, criado em 2004, similar ao Sudoku. O jogo deve ser completado com números sem que eles repitam em uma linha ou coluna. O tracejado mais escuro forma um bloco, onde a primeira casa contém um número e um sinal, representando, respectivamente, o resultado que deve ser obtido e a operação matemática que deve ser utilizada para chegar a tal resultado.

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/06/12/jogos-de-raciocinio-ajudam-no-aprendizado-da-matematica.htm

2 Respostas to “Jogos de raciocínio ajudam no aprendizado de Matemática”

  1. Wellington Moreira junho 25, 2013 às 6:06 pm #

    Este estudo comprova o quanto é eficaz o uso dos jogos virtuais como meio facilitador da aprendizagem. De modo prazeroso e significativo, a educação da geração virtual se confirma a cada dia, e nos impulsiona a nos debruçarmos sobre esta estratégia de ensino.

  2. Isabel Cristina e Viviane Batista dezembro 5, 2013 às 5:54 pm #

    os jogos são muito eficaz na aprendizagem do aluno, pois estimulam o raciocínio e são prazerosos para ele. É uma forma de aprender sem ser obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: