Semana de Pedagogia – Pedagogia Itinerante

10 jun
Pedagogia Itinerante. Dez anos de estrada, literalmente. Inciado em 2003, o Projeto Social Pedagogia Itinerante monta bibliotecas e realiza oficinas pedagógicas em cidades do Vale do Jequitinhonha e, ao longo de sua história já visitou as cidades de São Pedro, Jenipapo de Minas, Lufa, Araçuaí, São Gonçalo do Rio Preto, Rubim, Joaíma

21 05 2013 manha Renato

e o quilombo Mumbuca (pertencente ao município de Jequitinhonha). Uma exceção às viagens ao Vale foi a ida a Vespasiano em dezembro de 2010. São muitas as histórias para contar e, para tanto, aconteceu no dia 21 de maio (amanhã e noite) uma comemoração que contou com a presença do prof. Sinésio Ribeiro Bastos, que deu iniciou às atividades, juntamente com os alunos de Pedagogia que idealizaram o projeto. Sinésio apoiou a ideia e participou para primeira viagem. No semestre seguinte, em função das suas limitações físicas pela idade (80 anos na época) pediu que o professor Renato Srbek Araujo assumisse a coordenação do projeto. Desde então, muitos alunos do curso de Pedagogia, de outros cursos do Unibh, egressos, funcionários da instituição e alunos de outras ins21 05 2013 noite Homenagem Sinesiotituições (UFMG e UEMG) se empenharam em levar um pouco da teoria acadêmica para a atividade prática junto aos professores da rede estadual das cidades visitas e também para os moradores locais.

21 05 2013 noite Homenagem Renato
Durante a comemoração foi montada no teatro Professor Ney Soares um mesa com alimentos típicos do Vale do Jequitinhonha e a mestre de cerimônia, professora Maria Lúcia Ferreira, anunciou os depoimentos de quem já participou da Pedagogia Itinerante permitiram que o público conhecessem um pouco do trabalho e da troca de conhecimento que este trabalho voluntário proporciona. Subiram ao palco os alunos Maria da Penha Silva Pereira (5º módulo manhã), Natália Barroso Menezes (4º módulo manhã); os egressos do curso de Pedagogia Maria da Graças Souza, Marlene das Graças Bragança, Nágila Neiva Câmara e Sérgio Cândido; as professoras Idalena Oliveira Cha21 05 2013 noite depoimentosv21 05 2013 noite mesa Vale do Jequitinhonhaes, Maria Lúcia Ferreira e Vânia Gurgel do Amaral; os funcionários Denis Ribeiro Leite (que também é aluno do curso de Ciências da Computação) Edivaldo Salviano (egresso do curso de Produção Editorial) e Martha Gonçalves Godinho (também egressa dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda).
O evento contou ainda com um momento musical. A pianista Miriam Ferreira de Souza (5º módulo de Pedagogia manhã), o cantor Charles Januário da Silva (4º módulo noite), as crianças Mariana de Souza Machado e Vitória Lemos de Souza apresentaram a música “A paz” (versão de Heal de World), juntamente com os alunos do 5º módulo noite, que fizeram parte do coral. Logo após foi realizada também uma homenagem ao professor Renato Srbek, como coordenador do projeto.
Texto e fotos de Martha Godinho e Miriam de Souza Ferreira ( LPd)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: