SEMANA DE PEDAGOGIA – uma reflexão sobre a necessidade da inclusão

4 jun
21 05 2013 manha MarthaAo longo da semana, serão postadas neste blog informações sobre o evento Semana da Pedagogia, cujas fotos e texto são do Laboratório de Pedagogia , através da jornalista e laboratorista  Martha Godinho. Primeiro, publicaremos os assuntos e temas gerais, depois oficinas e minicursos, a seguir as comunicações com apresentação de monografias e, finalmente, postaremos fotos sobre Pedagogia Itinerante. Para cada postagem, em função das propostas acima, apresentaremos fotos dos dois turnos: manhã e noite. 
Seus comentários serão preciosos para a desenvolver a interação entre blog e usuários deste meio.
Coordenador do curso de Pedagogia , manhã e noiteCarlos Donizetti
Seguem as reflexões sobre o tema da Semana de Pedagogia
“Uma das grandes questões da educação é a inclusão. Em um país como o nosso, com cerca de 193 milhões de habitantes, é impossível pensar em educação e cidadania sem o respeito às diferenças. Assim, debater a inclusão abrange diferentes aspectos: social, econômico, escolar, cultural, digital, racial e de gênero. Pensando nesta abrangência, foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2013 a Semana de Pedagogia do Unibh, com o tema “Gentileza também gera inclusão”, dando continuidade à campanha “Gentileza também gera gentileza” iniciada no 2º semestre de 2012.
Palestras
A programação envolveu palestras, minicursos, oficinas, apresentações de monografia e também a comemoração dos 10 anos do Projeto Social Pedagogia Itinerante. DenCartaz Semana de Pedagogia maio 2013tre as palestras (dia 20 e 22 manhã e 21 noite), tivemos “Educação musical inclusiva”, ministrada pelo professor Leandro de Paiva Carneiro, da escola inclusiva; “Gentileza também gera inclusão: a prática na sala de aula”, realizada pela professora Raquel Rocha Vieira. Além delas: “Literatura infantil e a construção de uma imagem positiva da criança negra” proferida pela professora Denise Conceição das Graças Ziviani; “Inclusão no contexto escolar” e “Alfabetização e inclusão na escola”, ministrada pela professora da UFMG Valéria Barbosa Resende. As mediadoras das palestras foram as professoras Idalena Oliveira Chaves e Maria da Conceição Silva Passos e os mestres de cerimônia foram Nilton Oliveira (aluno do 5º módulo manhã) e a professora Eliurde Elínia Rodrigues.
Palestrante Denise - Tema Inclusão
A apresentação musical Douglas Alves Niso, deficiente visual, no teclado exemplificou a abordagem do professor Leandro Caneiro sobre o ensino da música por meio do método braile. Já a fala de Valéria Resende alertou para a necessidade de não se confundir dislexia com outros problemas que podem apresentados em sala de aula, como a escrita espelhada ou a omissão/inversão das letras. As professoras Raquel Vieira e Denise Ziviani enfatizaram a importância do trabalho pedagógico com literatura para o inclusão racial. Raquel Vieira falou sobre um projeto educativo da cultura afro-brasileira chamado “A cor da cultura”,produ zido pelo MEC em parceria com Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), a Fundação Cultural Palmares (FCP), Canal Futura, Petrobras e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan). Com o intuito de formar multiplicadores, o projeto oferece kits com livros e DVDs que podem ser solicitados, visando servir de apoio para o trabalho com o ensino da história da África e 21 05 2013 noite contacao de historiados negros nas escolas brasileiras, determinado pela Lei 10.639/03.
21 05 2013 manha Palestrante Lino
O público que participou das palestras teve também a oportunidade e assistir à apresentação teatral sobre valorização da terceira idade, com os avós da aluna Lenise Alves Ribeiro (1º módulo noite); ao grupo de cheerleading, da Escola Municipal Hugo Werneck e as apresentações de ballet e hip hop dos alunos da Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares.”20 05 2013 manha Apresentacao teatral20 05 2013 manha Publico21 05 2013 noite cheerleading21 05 2013 noite Exposicao21 05 2013 noite Mestre de cerimonia Maria LuciaProfa. Idalena e palestrante154

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: