As melhores frases em educação

3 jun

carl rogershttp://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/melhores-frases-educacao-740713.shtml

Quem é Carl Rogers?

EM 1916, Rogers publica o livro “Tornar-se pessoa”, que rapidamente transforma-se em um best-seller mundial. Em 1970 o mesmo acontece com o livro “Grupos de encontro”. A partir de 1972, dedica-se principalmente à reflexão sobre aspectos sociais e políticos, surgindo dessas reflexões o livro “Poder Pessoal” em 1977. Rogers faleceu em La Jolla, na Califórnia no dia 4 de Fevereiro de 1987, após uma fratura de colo de fêmur.

“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”. ( ROGERS apud COELHO e JOSÉ, 1993 p.9)
A teoria de Carl Rogers nos remete a uma reflexão sobre o processo de aprendizagem que permeia a educação tradicional instigando-nos ao desenvolvimento de um posicionamento crítico no sentido de propor mudanças a esse processo apontando assim caminhos para a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aprendiz, onde esta, “é mais que uma acumulação de fatos, é uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”.(ROGERS, 2001)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: