Às meninas, o azul, se assim elas quiserem

8 maio

Recentemente, o lançamento de uma marca de chocolates causou grande repercussão nas redes sociais por um motivo que, para muitos, parecia uma bobagem: a separação de ovos de páscoa pomeninosr gênero. Não era uma simples divisão entre azul e rosa, como já é comum na nossa cultura. A proposta ia além: as embalagens traziam explicitamente as indicações “meninas” e “meninos”, sendo que para elas os brindes acoplados eram brinquedinhos como bonecas e pulseiras e os dos garotos, na linha dos carros e aviões.

(…)

Eu somente espero que nossas crianças possam brincar do que quiserem. Se minhas filhas curtirem bonecas, pulseiras e fazer comidinha, terão minha total aprovação. Mas, se tiverem preferência por bolas, carrinhos ou aviões, que elas possam se divertir sem olhares tortos, comentários preconceituosos ou imposições da indústria do consumo.

Não sou psicóloga ou especialista capaz de avaliar profundamente até que ponto a diferenciação é importante na formação da personalidade das crianças e de seus papéis dentro da sociedade. Mas sou mãe e, pelo tanto que leio, discuto e observo, não faz mais sentido criarmos meninos para serem ogros, machões, sem poderem expressar sentimentos porque isso não é coisa de homem.

Leia na íntegra

http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/mamatraca/roberta-lippi/2013/05/06/as-meninas-o-azul-se-assim-elas-quiserem.htm

Uma resposta to “Às meninas, o azul, se assim elas quiserem”

  1. Danielle Karine maio 14, 2013 às 10:08 pm #

    Este preconceito esta alojado na cabeça dos adultos ,também não sou especialista mas acredito que as crianças devem experimentar de tudo ,é até uma forma rica de construir o aprendizado,e experimentar .Afinal existem inúmeras profissões que são comandadas por homens e mulheres ,existem homens cozinheiros “chef de cozinha” e mulheres que dirigem um ônibus.Deixem que as crianças façam suas escolhas e sejam felizes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: