O que (não) fazer no Dia do Índio…o que fazer no Museu do Brinquedo…

19 abr

O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em uindiom encontro marcante.

Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. “O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, ‘brancos'”, diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.

Da Revista “Nova Escola”

Saiba mais…

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_gestaoescolar&

Dia 20 de abril é dia de brincar de Toloi Kunhügü, Uatá, Otó, Agu Kaká e de construir um Holá, Kopü-Kopü, Ketinho Mitselü!!!! Esperamos vocês para juntos celebrarmos a cultura indígena!!! CELEBRAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA NO MUSEU DOS BRINQUEDOS. Para celebrar o Dia do Índio e a data oficial do descobrimento do Brasil, o Museu dos Brinquedos vai receber convidados bem especiais: representantes da tribo indígena Pataxós, que vêm de Santa Cruz de Cabrália para apresentar sua cultura a partir de suas danças, cantos, rituais e artesanato. Em seguida, os monitores do Museu irão fazer uma homenagem aos índios convidando crianças e adultos a vivenciarem variadas brincadeiras e construírem brinquedos da cultura indígena.

Celebração da cultura indígena/Data: 20 de abril – sábado/ Onde: Museu dos Brinquedos/ Horário: 11h30/Valor: R$ 8,00 – a entrada do Museu dá direito ao visitante participar da atividade. E quem desejar contribuir com a Tribo dos Pataxós, pedimos que leve 1 Kg de alimento não perecível.

2 Respostas to “O que (não) fazer no Dia do Índio…o que fazer no Museu do Brinquedo…”

  1. Roberta Cecília abril 19, 2013 às 4:23 pm #

    É totalmente importante que o Dia do Indio como outras datas comemorativas sejam trabalhadas de forma consciente pelos educadores. Não basta apenas dá uma folha com desenho de um índio para a criança colorir, ou fazer um cocar e uma pintura de rosto. Além dessa formas que já estão sendo usadas, é necessário que os educadores mostrem através de histórias a vida dos índios, como eles chegaram ao nosso país. Para que a criança tenha um conteúdo maior do que apenas desenhos e pinturas.

  2. Elizangela Pereira abril 25, 2013 às 9:26 pm #

    Não gosto quando as pessoas fazem o esteriótipo dos índios,por exemplo quando pedem para fazer um fila indiana,vão realizar algum passeio e não é bom falam vou fazer um programa de índio,quando as pessoas brigam dizem que estão brigando igual os índios,nos momentos em que começam bater na boca fazendo o som bubububub para ensinar as crianças a história dos índios realmente é um abuso.Cada pessoa seja ela de que origem for costumes ou crenças,para se fazer alguma comparação tem que estar de alguma maneira preparado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: