Pedagogia vai ao Museu do Brinquedo

22 mar

Saiba mais sobre o Museu do Brinquedo

http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/culturais-lazer/museu-dos-brinquedos

Com o objetivo de cada um se reconhecer parte da história do brinquedo e entender que o sentido de um brinquedo é definido no ato de brincar e que ele constroi esta história, as alunas da turma PED3AM visitaram o Museu dos Brinquedos no dia 20/03/2013 com a professora Dayse de Fátima Silva, na disciplina Ludicidade e Educação.

A professora Consolação compartilhou a atividade na disciplina Fundamentos da Educação Infantil.

Enviado pela Profa. Dayse Silva

23 Respostas to “Pedagogia vai ao Museu do Brinquedo”

  1. Maíra março 23, 2013 às 12:33 pm #

    Adoro a idéia de aprender com o lúdico, o adulto tem que sair da zona de conforto e reaprender a brincar com a criança, o brinquedo é uma ferramenta pedagógica com muito potencial potencial.

  2. edy março 25, 2013 às 12:59 am #

    A ludicidade está presente na vida das crianças , é aí que o brinquedo tem o papel fundamental ,pois através del a criança solta sua imaginação , desenvolve a autonomia e aprende a respeitar o outro.

  3. Luana Simões março 25, 2013 às 9:14 pm #

    O lúdico esta em todas as atividade que despertam o prazer, se tornando uma forma de intervenção no mundo. Ele possibilita o ensinar e aprender com alegria, com vontade, se divertindo.

  4. Emmanoel abril 1, 2013 às 3:22 pm #

    ….o museu, tem um papel fundamental na conservação histórica de objetos. No caso dos brinquedos, sem dúvida alguma é fundamental a sobrevivência lúdica destes objetos. Tanto no aspecto pedagógico, quanto no conceito histórico………….

    • Maria Justino abril 2, 2013 às 9:02 pm #

      Conhecer parte da história do brinquedo, no Museu de Brinquedos é uma importante forma do educador perceber o que estes objetos podem propiciar a uma criança, conscientizando-se cada vez mais que o ato de brincar leva a criança a reproduzir suas fantasias e emoções além de ser um otimo veículo de aprendizagem.

  5. Elizangela Pereira abril 3, 2013 às 10:12 pm #

    A maneira de trazer os conhecimentos,para os alunos hoje amplia para cada um dos profissionais hoje as metodologias bem ampliadas.O museu de brinquedos enfatiza isso,o que já existiu colaborando para aprimorar o que vivemos hoje.

  6. Milenna Trindade abril 3, 2013 às 11:01 pm #

    Ótima, a iniciativa das professoras! Como educadores em formação, precisamos valorizar o brinquedo e a brinacadeira, no processo educacional, proporcionando momentos valorosos de fantasia, desenvolvimento e jogos de faz de conta. Lembrando que o brincar favorece os registros do professor, quanto a postura de cada aluno.

  7. Wellington Moreira abril 6, 2013 às 3:50 pm #

    Enquanto alunos do Curso de Pedagogia, ao termos a disciplina Ludicidade e Educação, verifica-se o quanto o ato de brincar contribui para o desenvolvimento do ser, sua integração social, entre outros; e tudo isso ocorre de forma prazerosa. Excelente a iniciativa, pois a visita ao Museu do Brinquedo permite reconhecer sua história, e o quanto o brinquedo se constitui imporante no processo educativo.

  8. Jéssica abril 6, 2013 às 4:15 pm #

    O contato com os brinquedos nos leva de volta a infância. Um mundo de magia e encantamento, podemos assim perceber como o lúdico é importante. Até os adultos sonham quando estão em meio a brinquedos. As crianças criam, imaginam mundo difefentes fazem suas próprias histórias. O briquedo é faz parte do mundo lúdico.

  9. Wellington abril 9, 2013 às 12:52 am #

    o lúdico é fundamental no desenvolvimento da criança. Brincar favorece o autoconhecimento, assim como sua relação com o mundo em que se encontra, e tudo isso de forma prazerosa.

  10. adriana abril 9, 2013 às 12:59 am #

    o contato com os brinquedos e bom pois ele pode ajudar a educar, pois ele leva a criança a criar fantasias, o brinquedo pode se tornar uma forma de intervenção.

  11. danielle karine abril 11, 2013 às 9:31 pm #

    Muito bacana está idéia .É a forma correta de fazer a ponte entre a teória e a prática,e compreender como é grande poder o brincar na vida de uma criança,como eles aprendem através do brincar ,com certeza o museu é uma magia que contagia com sua magia não só as crianças mas todos nós.

  12. Simone Tânia abril 11, 2013 às 11:17 pm #

    Já visitei o Museu dos brinquedos e foi maravilhoso. Chegando lá me encontrei com uma turma de crianças de mais ou menos 7 anos de idade e eles ficaram muito empolgados ao ver aqueles brinquedos diversos e diferentes da sua realidade. Lá aprendi a fazer um bilboquê com garrafa pet, e o melhor de tudo é que foi junto com a meninada, foi uma experiência inesquecível!

  13. Valéria Barbosa abril 12, 2013 às 12:07 am #

    É importante que os estudantes de pedagogia aproxime sempre mais da realidade e da importância da ludicidade na vida da criança. Pois assim a sua ação pedagogica será de maneira proveitosa e significativa.

  14. Daniele da Conceição abril 13, 2013 às 4:30 pm #

    Para melhorar as atividades aplicadas em sala de aula é preciso levar o olhar para fora também. O lúdico na educação infantil representa um papel muito importante, e ter um espaço para trabalhar a história também faz o aprendizado muito proveitoso.

  15. Rose Tavares abril 15, 2013 às 1:09 am #

    Visitar o museu do brinquedo é uma viagem no tempo. Portanto esse contato é essencial para que o pedagogo conheça e se aproprie de toda essa magia para valorizar a importancia do brincar na educação.

  16. KAROLINE ALMEIDA abril 16, 2013 às 7:48 pm #

    O Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte é um lugar super interessante e tanto para o aprendizado quanto o reconhecimento da história dos brinquedos. No passado o brinquedo tinha a função de diversão mas também de caracterização do feminino e do masculino. Meninas brincavam de casinha, de boneca, uma forma de ensina-las a serem boas mães e boas donas de casa. Já os meninos brincavam de carrinho, bolas e temas relacionados com profissões que geralmente eram de homens. Ainda é muito forte essas concepções mas elas vem mudando de noa ano com as novas geração.

  17. Jordelia Brito abril 18, 2013 às 12:36 am #

    Fiz uma visita ao museu de brinquedo e senti muita saudade da minha infância, para as crianças é um mundo mágico, muito legal.

  18. ludmila coutinho da silva abril 18, 2013 às 12:44 am #

    Acredito que o museu de brinquedos é uma forma para conhecermos o mundo da educação infantil de forma ludica,o museu é uma forma muito interessante para podermos entender o mundo da criança.

  19. Nayara Caroline abril 18, 2013 às 2:15 pm #

    Educação e ludicidade juntas fazendo um excelente trabalho. Ensinar brincado além de ser prazeroso para quem ensina é extremamente rico para quem aprende.

  20. Simone Tânia Araújo Mendes abril 18, 2013 às 10:06 pm #

    Já visitei o Museu dos brinquedos e foi maravilhoso. Chegando lá me encontrei com uma turma de crianças de mais ou menos 7 anos de idade e eles ficaram muito empolgados ao ver aqueles brinquedos diversos e diferentes da sua realidade. Lá aprendi a fazer um bilboquê com garrafa pet, e o melhor de tudo é que foi junto com a meninada, foi uma experiência inesquecível!
    Dia 11/04

  21. Roberta Cecília abril 19, 2013 às 4:12 pm #

    O museu do brinquedo é a mais bela forma de voltarmos a nossa infância, já realizei várias visitas com a minha turma da escola onde trabalho e todos nós ficamos encantados com os brinquedos. Acredito que é de total responsabilidade dos educadores envolver as crianças nesse mundo do brincar, mostrando que jogos, brinquedos e brincadeiras vão além de uma tela de computador. Não que a tecnologia não seja importante mas é necessário mostrar para os alunos brinquedos diferenciados.

  22. Isabel Cristina e Viviane Batista dezembro 5, 2013 às 6:06 pm #

    É importante que os estudantes de pedagogia aproxime sempre mais da realidade e da importância da ludicidade na vida da criança. A ludicidade está presente na vida das crianças , é aí que o brinquedo tem o papel fundamental ,pois através dele a criança solta sua imaginação , desenvolve a autonomia e aprende a respeitar o outro. NO brincar encontramos muitos jogos que ajuda no desenvolvimento da criança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: