Dia Mundial da Agua – 22 de março

22 mar

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

7 Respostas to “Dia Mundial da Agua – 22 de março”

  1. daniellekarine março 26, 2013 às 10:09 pm #

    A água é o fator fundamental para nossa vida e ela tem se escoado de pouco a pouco no nosso dia-a-dia no escovar os dentes,no banho entre outros, devemos nos conscientizar e nos unir ,para evitar o desperdicio temos que reaproveitar a água quando se faz necessário .ajuda a preservar o que temos de tão precioso.

  2. Roberta Cecília abril 11, 2013 às 10:59 pm #

    Hoje podemos perceber que as escolas estão trabalhando juntamente com seus alunos a conscientização do meio ambiente, entre esses temas a água é o fator principal ao ser debatido, pois devido a pequena porcentagem de água potável em nosso planeta, os alunos a partir de trabalhos, passeatas em outros meios de comunicação, buscam chamar a atenção da comunidade para a reutilização da água.

  3. Simone Tânia abril 12, 2013 às 12:54 pm #

    A importância de preservar a água no dia- a- dia, não poluir rios e lagos, divulgar ideias ecológicas para amigos, deve ser introduzido na vida dos pequenos desde o maternal e esse importante assunto deve ser abordado pela família e escola sempre! A escola pode estimular os pais a educar as crianças sobre os cuidados para preservação da água e meio ambiente.Família e escola se trabalharem juntos formam uma grande parceria.A partir da educação com certeza vamos ter uma geração que respeita o meio ambiente e ultiliza a água com consciência .

  4. Simone Tânia abril 15, 2013 às 8:09 pm #

    A importância de preservar a água no dia- a- dia, não poluir rios e lagos, divulgar ideias ecológicas para amigos, deve ser introduzido na vida dos pequenos desde o maternal e esse importante assunto deve ser abordado pela família e escola sempre! A escola pode estimular os pais a educar as crianças sobre os cuidados para preservação da água e meio ambiente.Família e escola se trabalharem juntos formam uma grande parceria.A partir da educação com certeza vamos ter uma geração que respeita o meio ambiente e que utiliza a água com consciência .

  5. KAROLINE ALMEIDA abril 16, 2013 às 7:57 pm #

    Hoje a Água se tornou um tema que preocupa a todos. Mas antigamente já se sabia que esse dia iria chegar, que a água do planeta era algo com os dias contados, mas o governos e as população não se preocuparam, pois muitos não estariam vivos para sofrer com a falta de Água. Mas uma coisa eles esqueceram , que quem sofreria com essa falta de água seria seus filhos e netos. Podemos dizer que hoje vivemos com uma “Bomba relógio” em nossa mão e não temos como desligar..

  6. Luana Simões abril 16, 2013 às 11:53 pm #

    Nos dias atuais a conscientização entre as escolas e seus alunos em relação ao meu ambiente tem aumentado gradativamente, o que traz conscientização e mudança significativa para a sociedade.

  7. Jordelia Brito abril 18, 2013 às 12:41 am #

    Infelizmente não temos consciência da importância da água em nossas vidas, no nosso planeta, más o nosso dever é conscientizar cada vez mais e preservá-la para vivermos tranquilos no futuro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: