Declaração Universal dos Direitos da Água

22 mar

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Leia mais http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

Anúncios

11 Respostas to “Declaração Universal dos Direitos da Água”

  1. Milenna Trindade Leal Sant'Ana março 26, 2013 às 12:19 am #

    Acredito que devíamos nos atentar mais sobre os assuntos que permeiam a natureza e a vida na Terra. É essencial o trabalho com o tema em todas as camadas da sociedade, principalmente na família e na escola, locais onde esses valores se consolidam. É importante também que haja mudança de mentalidade de cada indivíduo, porque não dá mais para esperar a atitude do outro.

  2. Emmanoel abril 4, 2013 às 11:06 am #

    Sem dúvida alguma, a água é essencial para nossa sobrevivência. Mas esta questão é polêmica entre pesquisadores do assunto. Alguns argumentam que o ciclo da água é o mesmo a milhões de anos, outros falam desse fim…..Mas independente de cada argumento, precisamos mesmo é atentarnos para a conservação de todo o Meio Ambiente, para outras gerações…………….

  3. Luana Simões abril 6, 2013 às 2:32 am #

    A água é um recurso inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção é um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, além de ser uma referência cultural é um bem social indispensável a adequada qualidade de vida da população.

  4. Maíra Miranda abril 8, 2013 às 1:18 pm #

    O mundo precisa de mais consciência sim, porém já estão todos cansados de saber, campanhas não faltam, oque faltam são medidas mais drásticas, infelizmente ainda é comum vermos pessoas falando do banho de 1 hora e por ai vai….

  5. Valéria Barbosa abril 11, 2013 às 9:59 pm #

    É essencial que o homem tenha conciência de que deve usufruir do que a natureza oferece, mas usufruir com responsabilidade, e cuidado. Importante que essa conciência seja trabalhada nas diversas áreas, seja na educação formal ou imformal.

  6. Maria Justino abril 11, 2013 às 11:15 pm #

    A água é um recurso essencial para todo ser vivo, lembrar que as gerações futuras podem sofrer pelo desperdicio atual, ajuda na conscientização que este bem representa e na colaboração para o equilíbrio e um futuro melhor do nosso planeta.

    • JCmártir abril 13, 2013 às 3:06 am #

      Com o conhecimento atual o homem sabe que o mundo e um espaço limitado e que seus recursos não são inesgotavél. Mas mesmo assim isiste em usalos de forma indiscriminada.

  7. adriana abril 16, 2013 às 8:48 pm #

    É sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental

  8. ludmila coutinho da silva abril 18, 2013 às 12:54 am #

    É importante a conscientização de cada um, não há vida sem a água, por isso é importante economizar.

  9. Simone Tânia Araújo Mendes abril 18, 2013 às 10:11 pm #

    A água é um bem valioso que temos que aprender a utilizar desde os nossos primeiros anos de vida. Por ser tão importante a água tem o seu próprio dia! Nós humanos temos que nos conscientizar todos os dias e tratar com respeito a água do nosso planeta!

  10. Paloma Nayara abril 19, 2013 às 9:54 pm #

    Nos como professores, devemos conscientizar nossos alunos, para que eles cresçam ja sabendo a importância desse bem tão precioso que temos, que é a água. Muitos a consideram insignificante, não pensam no seu valor, mas devemos colocar a mão na consciência e pensar no futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: