`É possível fazer educação de qualidade sem escola`

18 mar

Do Porvir – UOL Educação – 18/03/2013 – São Paulo, SP

A escola do futuro não existirá. Ela será substituída por espaços de aprendizagem com todas as ferramentas possíveis e necessárias para os estudantes aprenderem. Esta é a expectativa de Tião Rocha, educador, antropólogo e uma das principais referências em ensino de folclore e cultura popular. Para ele, educação se faz com bons educadores e o modelo escolar arcaico `aprisiona` e há décadas dá sinais de falência. `Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender`, defende.

E é isso que o educador tem feito nos últimos 30 anos, desde que teve `um clarão` e deixou o emprego de professor na Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) para fundar o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, organização não-governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte (MG). Na cidade de Curvelo, no sertão mineiro e capital da literatura de Guimarães Rosa (auto-proclamada pelo escritor), Tião iniciou um projeto pedagógico baseado no uso da cultura local como matéria-prima do ensino e na proposta de que a educação acontece em qualquer lugar. E foi debaixo de um pé de manga que a pedagogia da roda começou. Em círculo, as crianças discutem, avaliam e decidem a atividade do dia.

Sua proposta de uma educação mais livre já atingiu mais de 500 educadores e 20.000 crianças. O projeto é reconhecido internacionalmente e foi levado a Moçambique e Guiné Bissau. `Nós comprovamos que é possível sim fazer educação de boa qualidade sem escola, em qualquer lugar. E aprendemos também que só podemos fazer boa educação, se tivermos bons educadores. Bons educadores são aqueles que geram processos permanentes de aprendizado e não repassadores de conteúdo`, afirma.

6 Respostas to “`É possível fazer educação de qualidade sem escola`”

  1. Milenna Trindade Sant'Ana março 20, 2013 às 8:23 pm #

    Parei, pensei, refleti e não consegui chegar a uma conclusão. Minha cabeça foi engessada durante anos pela educação tradicional e está muito difícil imaginar essa nova proposta pedagógica! Sabemos a relevância das experiências extraclasse, mas fico me perguntando: Será que atitudes extremistas resolvem o problema da educação? Está certo que a proposta de Tião Rocha é reconhecida e comprovada, mas eu não consigo visualizar cotidianamente essa realidade. Fiquei curiosa!!!!

  2. Jéssica março 21, 2013 às 10:06 pm #

    A escola não é só um prédio e um monte de salas, é essencial um educador de qualidade que se dedique a ensinar, e alunos que se propõe a aprender. O lugar não é tudo, podemos aprender em casa, na rua, na praça. Onde estivermos se tivermos vontade e motivação podemos sim ensinar e aprender.

  3. Daniele C. Nascente março 24, 2013 às 1:59 pm #

    Achei a visão interessante, pois sempre tive a idéia de que educação é um processo feito não apenas em sala de aula. Acompanho a educação tradicional desde que me entendo por gente, mas quando entrei na área da educação comecei a perceber que é um processo que vai muito mais além de espaços físicos. Acho que a educação pode sim acontecer em qualquer lugar, desde que tenham pessoas empenhadas á esse processo e claro que a preparação também é fundamental.

  4. edy março 29, 2013 às 5:00 pm #

    A Educação pode existir em qualquer lugar ,onde haja pessoas comprometidas , mas existe a Educação sistemática e a assistemática .Percebo que o artigo trata da segunda , devemos ficar atentos ao modismo em que mudam -se valores e se joga fora coisas relevantes para o processo educacional.

  5. Jordelia Brito abril 18, 2013 às 12:48 am #

    A mediação do professor é de suma importância na vida escolar do estudante, e a escola é o lugar das interações e socializações.

  6. Roberta Cecília abril 19, 2013 às 4:34 pm #

    A educação está em todos os lugares, mas acredito que a escola tem um papel fundamental na vida do aluno, pois a interação, socialização, aprendizagem, ensino está fluentemente na área escolar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: