Cotas em diálogo

12 mar

LILIA SCHWARCZ – MARIA HELENA MACHADO – JOHN MONTEIRO – Tendências/Debates – Folha de São Paulo – 12/03/2013 – São Paulo, SP

(…)

O projeto do Pimesp declara o objetivo de que pelo menos 50% das matrículas sejam preenchidas por alunos oriundos do ensino médio público e, dentre esses, 35% autodeclarados PPIs (pretos, pardos e indígenas). A proposta apresenta, no entanto, medidas problemáticas, que podem aumentar as desigualdades sociais e étnico-raciais, em vez de abrir caminho para diminuí-las.

A medida mais problemática é a criação de um Instituto Comunitário de Ensino Superior (Ices), inspirado no `Community College` norte-americano, que são faculdades de formação profissional e de educação continuada em cursos de dois anos. Não parece acertado que as universidades estaduais paulistas, centros de excelência reconhecidos internacionalmente, apropriem-se de maneira inadequada de um modelo que não se coaduna com nossas reais necessidades de inclusão.

O Ices se propõe a oferecer cursos gerais de complementação da escolarização média e `formação sociocultural superior para exercício de cidadania`. Ora, se queremos enfrentar as desigualdades, devemos começar por reconhecer os jovens de baixa renda e os PPIs como cidadãos que merecem e exigem muito mais do que uma extensão do ensino médio num formato paternalista. O que esses alunos almejam é participar da experiência universitária de nossos campi, de maneira plena e cidadã.

Ps. . Esse é um quadro de Tarsila do Amaral

Anúncios

Nenhuma resposta to “Cotas em diálogo”

  1. Milenna Trindade Leal Sant'Ana março 15, 2013 às 5:18 pm #

    Essa polêmica acerca das cotas, ainda está longe de acabar! O investimento precisa partir da educação básica, mas no Brasil, infelizmente, começamos a construir a pirâmide pelo topo e não pela base. Enquanto as políticas públicas não se atentarem para a origem do problema, as universidades serão vitimadas com esses projetos descabidos e mal elaborados, que colorem de preconceito os Operários de Tarsila!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: