Alfabetização em mídia é tão importante como ler e escrever, diz especialista

12 mar

Agência Brasil – iG Último Segundo – 09/03/2013 – São Paulo, SP

Capacitar crianças e adolescentes a lidar adequadamente com as ferramentas digitais e incentivar a reflexão sobre as produções das mídias é fundamental para a garantia dos direitos da infância e juventude, é o que avaliam especialistas que participaram do Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento.

O debate terminou na sexta-feira (8) e reuniu, por três dias em Brasília, pesquisadores e representantes de organizações ligadas ao tema. Ao participar de uma das mesas de discussão, o consultor independente de mídia australiano Mike McCluskey, disse que a alfabetização em mídia é tão `importante como ler e escrever`.

`É entender como o mundo moderno interage e usar o que já existe de maneira eficaz para consumir, publicar, participar de uma paisagem de mídia digital`, enfatizou. O especialista acrescentou, no entanto, que os pais devem ficar atentos aos riscos a que as crianças estão expostas no ambiente cibernético. Segundo ele, o público infantil precisar ser capacitado lidar com a falta de segurança na internet. `Na Austrália temos uma campanha que alerta as crianças do perigo de se meterem com estranhos. O mesmo se aplica ao mundo cibernético. Quantos pais deixariam seus filhos andando soltos, sozinhos em um shopping ou supermercado? Também não se pode deixar as crianças sozinhas na rede`, argumentou.

Já a presidenta do Conselho Consultivo de Rádio e Televisão do Peru, Rosa María Alfaro, que também participou dos debates do seminário, ressaltou que uma pesquisa feita em seu país revelou que apenas 1,8% da oferta de programas de TV é dedicada a essa parcela do público. Mesmo assim, crianças e adolescentes assistem à TV, em média, três horas e meia por dia e 83% deles reclamam da exibição de imagens violentas. `Verificamos que eles estão abandonados pelos meios e esse é um problema latino-americano. Não há programas de televisão dedicados a eles, sendo que a maioria tem conteúdo violento ou elementos sexuais. A sociedade está deixando a infância marginalizada em assuntos midiáticos`, lamentou. `Isso acontece porque os enxergamos somente como vítimas e não como protagonistas da mudança`, acrescentou.

3 Respostas to “Alfabetização em mídia é tão importante como ler e escrever, diz especialista”

  1. Paloma março 14, 2013 às 8:16 pm #

    alfabetizar e letrar a criança e o adolescente no ciberespaço é um fator importantíssimo que auxilia até mesmo para a segurança dos mesmos. A supervisão o acompanhamento e a instrução de pais e professores na vida virtual dos filhos e alunos, favorece a privacidade e o uso da internet consciente. A internet é um meio de comunicação fantástico, o uso da mídia é comprovado cientificamente que é favorável ao processo de ensino e aprendizagem, contudo é preciso sim destreza e cautela para o uso dos mesmos.

  2. Daniele da Conceição Nascente março 14, 2013 às 9:12 pm #

    Esse debates são muito importantes. Entender que os jovens precisam participar e utilizar das ferramentas virtuais e ao mesmo tempo conscientiza-los do uso consciente desta ferramenta. Pois assim como no dia-dia temos que orienta-los sobre as necessidades de interagir com o mundo externo, o mundo virtual possui muitos perigos. E acompanhar o que ele visualizam na web é muito mais que educar e também proteger.

  3. Wellington Moreira abril 19, 2013 às 2:10 pm #

    O letramento digital é de suma importância, uma vez que o ambiente cibernético permite o acesso a uma infinidade de informações. Daí faz-se necessário orientar as crianças e adolescentes, de modo que façam uso crítico e reflexivo da internet, possibilitando que compreendam que neste “espaço” se encontram muitas informações importantes e significativas, como também grandes perigos. E desta forma, a utilizem como meio para favorecer seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: