MEC planeja dar acesso ao livro digital a alunos da rede pública nos próximos anos

28 fev

Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 27/02/2013 – Brasília, DF

Em 2013, a estudante Beatriz Aguiar ingressou no 1º ano do ensino médio em uma escola particular de Brasília. Além de todas as mudanças já esperadas para o período, mais uma: o material escolar agora não ocupa mais do que o espaço de um tablet na mochila. Por quatro parcelas de R$ 277 ela comprou as obras que serão usadas e atualizadas durante o período letivo. O Ministério da Educação (MEC), planeja, para os próximos anos, dar acesso a esse material aos alunos da rede pública.

Consta no edital para os livros a serem distribuídas em 2015 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a inscrição de obras multimídia, que reúnam livro impresso e digital. Eles deverão ter vídeos, áudios, animações, infográficos, mapas interativos, páginas da web e outros objetos que complementarão as informações contidas nos textos escritos. `Além de termos acesso aos textos, temos outros recursos para ajudar no aprendizado, eu estou gostando muito`, diz Beatriz. Hoje (27) é o Dia Nacional do Livro Didático, e a Agência Brasil procurou a opinião de especialistas sobre as tendências nessa área da educação.

Segundo a pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV) Priscilla Tavares, a digitalização do material didático apresenta pontos favoráveis como a aproximação dos alunos por meio de um material mais atrativo. `Avaliações do ensino reportam que os alunos não frequentam a biblioteca por falta de interesse pela leitura. Por outro lado, além de atrair, essas obras têm alcance restrito: o aluno, em casa, pode não ter computador ou internet`. Dados do Ibope Media mostram que no terceiro trimestre de 2012, 94,2 milhões de brasileiros, menos da metade (47,5%) tinham acesso à internet.

5 Respostas to “MEC planeja dar acesso ao livro digital a alunos da rede pública nos próximos anos”

  1. Daniele da Conceição Nascente fevereiro 28, 2013 às 9:46 pm #

    Acredito ser fundamental este investimento, mas também é necessário que este disponibilize acesso a informatica. A educação tecnológica deve ser reforçada e implementada em todas as escolas, pois a realidade brasileira é exatamente o contrário. Também deve ser investido na preparação dos professores, pois muitos ainda se sentem distantes desta realidade.

  2. Wellington fevereiro 28, 2013 às 9:55 pm #

    Sem dúvida a digitalização do livo didático se constitui em um passo muito importante para educação em nosso país, ainda que se tenha o desafio do acesso a estes recursos, tão básicos e ao mesmo tão distantes de algumas realidades.

  3. José Carlos Mártir março 1, 2013 às 1:02 am #

    O avanço técnologico no mundo é algo inevitavél e bem vindo. Na educação o uso da tecnológia de forma conciente e direcionada para os objetivos especificos a serem alcaçados, pode ser de grande valia no ensino e na formação do aluno. visto que o mercado mundial e globalizado traz no seu bojo a técnologia como uma das principais alavanca do desenvolvimento social, comercial financeiro e industrial. Assim é justo se propor um conhecimento aplicado na escola como forma de interação com esta nova realidade de convivencia ou seja uma socialização tecnologica que percorrer as aréas de conhecimentos em que a tecnologia pode ser amplamente aplicada em denficio do cidadão.

  4. Emmanoel março 1, 2013 às 7:37 am #

    É necessário, que todo processo educacional acompanhe a tecnologia. Os recursos tecnológicos são de grande utilidade para o desempenho cognitivo do aluno. Se analisarmos, empresas utilizam de maneira mais ofensiva tecnologias a favor do crescimento capitalista, sendo assim, torna-se necessário maior atenção e projetos que incentivem uma demanda maior na utilização de recursos tecnológicos em instituições públicas escolares.

  5. KAROLINE ALMEIDA abril 16, 2013 às 8:24 pm #

    Ótima ideia. Além de economizar papel, e diminuir corte de árvores é bem mais prático e fácil de carregar na mochila. Agora é só esperar e ver se o governo realmente vai cumprir o que prometeu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: