A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina que as empresas devem ter creche ou deem auxílio financeiro às mães.

28 fev

FÁBIO TAKAHASHI – Folha de São Paulo – 28/02/2013 – São Paulo, SP

O pedido de auxílio a empresas para a expansão de vagas em creches dividiu educadores consultados ontem pela reportagem. O prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu ajudar a financiar creches de empresas que queiram oferecer o serviço a empregados para tentar diminuir o deficit de vagas para crianças de 0 a 3 anos na capital.

Professora da Faculdade de Educação da USP, Maria Letícia Nascimento questiona o repasse de verbas públicas para manutenção de uma estrutura que atenderá a um grupo restrito (filhos de funcionários de empresas). `Concordo quando o dinheiro privado ajuda o setor público. Mas sou contra quando ocorre o inverso, que é esse o caso`, afirma. Ela vê também dificuldades na execução do projeto.

Membro do movimento Creche para Todos, Salomão Ximenes afirma ser favorável à ideia. `A prefeitura faz bem em exigir uma maior responsabilidade social das empresas, que é prevista em lei.`

Ele se refere à determinação presente na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), de que as empresas devem ter creche ou deem auxílio financeiro às mães. `Na maioria dos casos, o valor é muito baixo, não é suficiente para pagar uma mensalidade`, afirma Ximenes. Ele, porém, prefere esperar o detalhamento do projeto para se manifestar sobre o repasse de recursos às empresas. `É um ponto polêmico.`

Nenhuma resposta to “A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina que as empresas devem ter creche ou deem auxílio financeiro às mães.”

  1. Emmanoel março 1, 2013 às 7:54 am #

    O interesse capitalista consiste sem dúvida alguma, na exploração do trabalho. Esta decisão é fruto de esforços e protestos anteriores de sindicatos e outros. Espero que realmente empresas adotem e cumpram o que teoricamente é o certo de ser feito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: