História do Dia Nacional da Consciência Negra

20 nov

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm

Nenhuma resposta to “História do Dia Nacional da Consciência Negra”

  1. Carla novembro 21, 2012 às 5:38 pm #

    É interessante saber sobre a cultura de nosso país, principalmente se tratando de pessoas que deram a vida para defender seu povo. O dia Nacional da Consciencia negra é dia 20 de novembro, mas as pessoas devem respeitar umas as outras o ano inteiro, uma vida inteira, independente de raça, cultura ou posição social.

  2. Raquel novembro 21, 2012 às 6:49 pm #

    Tema História do dia Nacional da Consciência Negra. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

  3. Vanessa Felício novembro 23, 2012 às 8:46 pm #

    Esta publicação me remete a um tema muito conhecido e de grande relevância, o MULTICULTURALISMO.

    O multiculturalismo deve ser visto como um tema importante a ser discutido e trabalhado nas escolas. Acredita-se que assim as discriminações que ocorrem no contexto escolar, como o bullying, por exemplo, serão mais raras.

    As pessoas, de um modo geral, costumam se declarar como não preconceituosas, mas isso não é o que ocorre de fato. Isso nos remete ao tão conhecido provérbio popular “Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço”.

    Outro erro do ser humano é promover o multiculturalismo e tantos outros temas importantes em datas previamente estabelecidas. O dia do índio, por exemplo, não deve ser comemorado apenas no dia 19 de abril. O dia da consciência negra não deveria se limitar ao dia 20 de novembro. Estas reflexões sobre questões ligadas ao multiculturalismo deveriam permear nossa consciência sempre.

    O professor, a escola e a sociedade como um todo, devem trazer para si a responsabilidade de formar cidadãos que sejam respeitados e que respeitem as diferenças do/no outro.

    Está mais do que na hora de deixarmos as teorias e partirmos para a prática. Reflita e tenha ações positivas sobre esta questão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: