Programa de Ação Social(Pas) na Pedagogia -turma PED2BM e o 3º Seminário de Educação para o Trânsito

15 nov


Em decorrência do alto índice de acidentes e atropelamentos na Av. Antônio Carlos, especificamente no Complexo da Lagoinha, o Uni-BH, juntamente, com a BHTrans, Polícia Militar e Associação Comunitária do bairro lançaram o tema Educação para o Trânsito, que foi abraçado e desenvolvido pelo Curso de Pedagogia dentro da disciplina Programa de Ação Social (Pas).

A turma PED2BM desenvolveu programação visando à conscientização de crianças e jovens em idade escolar, quanto a aquisição de conhecimentos sobre: à mobilidade urbana sustentável, leis de trânsito, respeito ao próximo, ética, valores das normas sociais e comportamentais, segurança individual e coletiva da população.Além de mais dois grupos que trabalharam com os alunos e funcionários do Uni-BH, do turno da manhã e com os motoristas de empresa de ônibus. O elemento mais importante no trânsito é o pedestre, é quem circula a pé. Por isso, os alunos realizaram dia 26/10/2012 a Blitz Educativa, na Av. Antônio Carlos, como culminância do Pas. Abordaram motoristas e pedestres e distribuíram panfletos educativos. Contaram com a participação de todos os que lançaram o tema, além do DER e da TV Uni-BH.

O trânsito é um ambiente onde as pessoas podem conviver em plena harmonia, desde que valores como cidadania, respeito, cooperação, responsabilidade, honestidade, integridade, autoestima, tolerância, a não violência. sejam trabalhados nas escolas.

O educador deve orientar seus alunos desenvolvendo o bom cidadão, que é geralmente um bom pedestre, um bom ciclista, motorista, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito. Se a criança for trabalhada desde a infância nessa temática, muitos problemas serão evitados no futuro.

Enviado pela Profa. Conceição Passos

Para saber mais:

http://blogs.unibh.br/tvuni/category/mundouni/mundouni-edicao-19/

http://blogs.unibh.br/tvuni/category/jornal-daqui/

2 Respostas to “Programa de Ação Social(Pas) na Pedagogia -turma PED2BM e o 3º Seminário de Educação para o Trânsito”

  1. Adriana novembro 16, 2012 às 9:10 pm #

    Foi o projeto mais bonito e mais importante que nós da pedagogia já participamos.
    Esse vai ficar na memória, foi ótimo.

  2. Cirlene novembro 18, 2012 às 1:48 pm #

    Eu participei da blitz educativa,foi muito bom !
    Respeito e responsabilidade social são essenciais tanto ao motorista quanto ao pedestre.

Deixe um comentário