Leonardo Boff no Unibh, dia 22/10/2012

7 nov

Com a presença da Profa. Vânia Café (vice-reitora) e do Prof. Carlos Donizetti, diretor do Instituto de Educação,  o “Sempre Um Papo” recebeu o teólogo e escritor Leonardo Boff para o debate e o lançamento do livro “O Cuidado Necessário” (Ed. Vozes). A obra sustenta a tese de que o paradigma do cuidado junto com o da sustentabilidade serão os pilares principais que erguerão uma nova civilização. O evento ocorre em 22 de outubro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro Ney Soares do Uni-BH, com entrada gratuita. A mediação é feita pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.

O cuidado necessário prolonga e aprofunda o livro Saber cuidar, do mesmo autor, com uma ênfase maior tanto na espiritualidade quanto na compreensão antropológica-filosófica do cuidado. Em seus onze capítulos, o texto mostra os fundamentos e os sentidos do conceito de cuidado no atual processo evolucionário, seja na reflexão filosófica (com M. Heidegger), no paradigma e na ética do cuidado necessário, no cuidado da Terra, no cuidado de si, do corpo, d a psique, do espírito, como também na saúde, na doença e na cura, e o cuidado na educação.

A sustentabilidade zela para que o Sistema Vida e o Sistema Sociedade possam se manter, transformar, autocorrigir e autorreproduzir. O cuidado representa o modo como alcançamos este objetivo. Se não adotarmos meios e atitudes imbuídas de cuidado, de zelo e de respeito, não garantiremos uma sustentabilidade que nos permita dar o salto rumo a uma forma nova de habitar a Terra.

(…)

Leonardo Boff doutorou-se em teologia e filosofia no Brasil e na Alemanha. Durante mais de 20 anos foi professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Por vários anos coordenou o editorial religioso da Editora Vozes. Ajudou a formular a teologia d a libertação. Foi professor de ética e filosofia da religião na Universidade do Rio de Janeiro. É autor de mais de 70 livros, (…). Participa da Comissão Internacional da Carta da Terra. Em 2001, por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia, foi agraciado com Prêmio Nobel alternativo da paz.”  “Notícias Unibh”

Notícias retiradas do site do Unibh/Fotos do Uni+ enviadas pelo Laboratório de Pedagogia – Martha Godinho

Nenhuma resposta to “Leonardo Boff no Unibh, dia 22/10/2012”

  1. Mariana Vieitas novembro 7, 2012 às 6:12 pm #

    Que sabedoria. Excelente a palestra de Leonardo Boff, espero que cada um coloque em prática o que ouvimos nesta noite. O mundo precisa de cuidado de afetividade e vamos lá em busca de um mundo melhor.

  2. Raquel novembro 21, 2012 às 7:27 pm #

    O “Sempre Um Papo” recebe o teólogo e escritor Leonardo Boff para o debate e o lançamento do livro “O Cuidado Necessário” (Ed. Vozes). A obra sustenta a tese de que o paradigma do cuidado junto com o da sustentabilidade serão os pilares principais que erguerão uma nova civilização. O evento ocorre em 22 de outubro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro Ney Soares do Uni-BH, com entrada gratuita. A mediação é feita pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges.Eu adorei,uma excelente palestra apredentada.

  3. Raquel novembro 21, 2012 às 7:32 pm #

    Me desculpe,eu queria escrever uma excelente palestra apresentada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: