Games ensinam a tomar decisão e resolver problema

29 out

Porvir – O Estado de São Paulo – 26/10/2012 – São Paulo, SP

Apesar de ainda não serem muito compreendidos por alguns pais e educadores, os games ajudam estudantes a desenvolver habilidades relacionadas à tomada de decisões, entendimento de regras, capacidade de resolução de problemas, raciocínio rápido, estratégia, antecipação e perseverança. A especialista em jogos educativos inovadores, Samara Werner, defendeu as vantagens dos games no processo de aprendizagem durante a Série de Diálogos o Futuro se Aprende sobre Tecnologias na Educação, promovida pelo Instituto Inspirare, Porvir e pela Fundação Telefônica.

Formada em engenharia eletrônica, com experiência em desenvolvimento de softwares, Samara direcionou sua carreira para a área de educação. Hoje é diretora executiva da Tamboro, empresa que desenvolve soluções educativas inovadoras por meio de games. Defensora da escola, Samara acredita que é possível aprimorar a educação com o uso das tecnologias. “A escola é o espaço que universalizamos. A questão é como vamos reconfigurar essa escola com os atores que já existem nela, para que ela possa dar resultados melhores”, diz.

Samara cita pesquisas publicadas recentemente em matéria do jornal O Globo que concluem que 35 milhões de brasileiros jogam na rede. “Ou seja, 20% da população brasileira tem hábito de jogar”. Segundo ela, os games habitam principalmente o universo dos mais jovens e têm um poder de mobilização, encantamento e envolvimento. Utilizados no universo educacional, podem ser muito úteis, tanto para o estudante quanto para o educador.”

A especialista assegura que, em contraposição ao sistema de ensino tradicional, os jogos têm foco não somente no conteúdo a ser transmitido, mas também no desenvolvimento de outras habilidades. “Quando um aluno toma decisões na escola para sua trajetória? Ou ela já vem posta? No jogo, a cada segundo são colocados novos desafios e é necessário tomar decisões muito rapidamente, o que exige raciocínio lógico, estratégia e antecipação”, afirma. Os estudantes também passam a entender regras. “Seguir instruções parece chato, mas no jogo não é. Todos os games têm regras e os alunos as seguem com muita vontade”, completa. Os games também despertam o desejo de “conquistar todos os níveis”, ou seja, continuar aprendendo, ao invés de simplesmente passar na prova.

Nenhuma resposta to “Games ensinam a tomar decisão e resolver problema”

  1. Laís Leal outubro 29, 2012 às 8:43 pm #

    Os jogos vem se tornando grandes aliados da prática pedagógica, pois eles despertam interesse na criança e permitem trabalhar além de disciplinas e conteúdos os aspectos sociais e afetivos; que são fundamentais para o desenvolvimento intelectual da criança.

  2. Vanessa Felício outubro 30, 2012 às 1:08 am #

    Infelizmente há, ainda, muito preconceito em relação aos jogos e aceitação destes como um instrumento educativo, que ultrapassa o campo da diversão e do entretenimento, podendo auxiliar no processo de aprendizagem.
    Mas, felizmente, aos poucos os jogos vêm se revelando grandes aliados na consolidação de conhecimentos trabalhados não só no campo pedagógico como também no cotidiano dos educandos. Esse recurso dinâmico, desperta, em seus usuários, o interesse pelo conteúdo que propõe, desenvolvendo diversas capacidades e possibilitando o acesso de forma uniforme a todos. Uma vez bem selecionados, eu apoio e acredito na eficácia da utilização de jogos como recurso didático.

  3. Carla outubro 31, 2012 às 5:08 pm #

    Os jogos vem aos poucos ganhando espaço no universo da educação, e o ideal seria que fosse usado em todas as escolas e por todos professores e alunos, uma vez que eles não só despertam o prazer pelo jogo, mas sim uma vontade de aprender, de seguir em frente e de superar os desafios propostos pelo mesmo. Além disso os jogos educativos podem ajudar no raciocíneo rápido, na coodernação motora e no desenvolvimento intelectual dos que o jogam.

  4. Robson Nunes dezembro 5, 2012 às 12:25 am #

    A quebra do paradigma que jogos influenciam à condutas indisciplinares é de grande valor na sociedade. Os jogos são fortes aliados na educação uma vez que pode-se desenvolver atividades educacionais, temas transversais dentro de um jogo e ser associado em sala de aula, lugar que de maneira geral é tido como um lugar que jogos virtuais não possuem espaço.

  5. Franciane dezembro 5, 2012 às 7:12 pm #

    Os jogos assim como as atividades feitas pelo computador vem tornando as tarefas infaliveis com as crianças, jovens e adultos pois possibilita varios tipos de raciocinio como o logico que se torna o principal ajuda a desenvolver a coordenação motora e desperta o interesse pela aula.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: