Turno integral é o segredo das escolas “campeãs” no Enem

5 out

Cartola – Agência de Conteúdo – Terra Educação – 03/10/2012 – São Paulo, SP

As três escolas cujos alunos se saíram melhor no Enem em 2010 – últimos dados disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – têm algo em comum: aulas em turno integral. Segundo a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Marcia Malavasi, esse é um dos fatores determinantes para o bom desempenho dos alunos na prova. `O aluno se envolve muito mais, tem uma grade curricular muito mais ampla. Os conhecimentos acabam sendo muito superiores porque não se estuda apenas áreas específicas do conhecimento, se estuda também pintura, leitura, musica, teatro, jogos e outras somadas a essas áreas de conhecimento, como matemática e português`, explica Maria Marcia.

Apesar de deixarem claro que pontuar bem na prova não é o objetivo principal, as escolas campeãs seguem dando subsídios para que seus alunos atinjam os postos mais altos desse pódio. No Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro, os estudantes frequentam aulas diárias em turno integral desde muito pequenos. (…)

As provas são outro ponto em comum entre as instituições. O Vértice, colégio de São Paulo, chega a fazer entre 20 e 25 simulados por ano com os alunos da 3ª série do ensino médio. Apesar disso, o diretor, Adilson Garcia, garante que a missão da instituição é formar cidadãos e que a pressão para o primeiro lugar não faz parte do cotidiano da escola. `Eu não gostaria que as pessoas imaginassem como uma máquina de preparar alunos para o vestibular. É só uma das vertentes`, afirma. Garcia explica a estratégia lembrando que é importante que os alunos tenham contato com as provas para não serem surpreendidos na hora do teste. (…)`O Enem exige que as disciplinas conversem entre si, saindo do simples decorar. Envolve raciocínio, interpretação`, completa. (…)`Eles se esforçam para valorizar não somente a escola, mas também o estado deles. Os alunos demonstram este compromisso`, diz Maria Estela.

Anúncios

Nenhuma resposta to “Turno integral é o segredo das escolas “campeãs” no Enem”

  1. Eliane Silva outubro 7, 2012 às 11:34 pm #

    O turno integral apesar de ser muito criticado,ele faz com que o aluno amplie seus conhecimentos de forma integral,complementando seus estudos com pintura, leitura, musica, teatro e jogos, as escolas que adotam este método de ensino só tem a ganhar com o desenvolvimento de seus alunos.

  2. Raquel outubro 12, 2012 às 8:24 pm #

    O Enem exige que as disciplinas conversem entre si, saindo do simples decorar. Envolve raciocínio, interpretação`, completa. (…)`Eles se esforçam para valorizar não somente a escola, mas também o estado deles.Acho que o enem é uma forma de disciplina incluindo todas as disciplinas que colocam os alunos a pensarem e ampliam seus conhecidos,aos alunos do integral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: