Para analistas, baixa qualidade do ensino e taxa de reprovação “expulsam” jovem da escola

2 out

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/02/baixa-qualidade-do-ensino-e-politica-de-retencao-expulsa-jovem-da-escola-analisam-especialistas.htm

Segundo a Pnad, 83,7% dos jovens entre 15 e 17 anos estudavam em 2011. O número é mais baixo do que o apurado em 2009, quando a taxa era de 85,2%. Isso siginifica 1,7 milhão de jovens fora da escola – população equivalente à de Curitiba.

“O jovem que vai à escola não encontra o professor de determinada disciplina ou não tem a aula de maneira adequada. Esse jovem percebe que essa escola [da maneira como é oferecida] não garante um lugar no mercado de trabalho. Então considera que o mais lógico é abandonar a escola”, explica a professora Marcia Malavasi, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Dessa maneira, a escola ‘expulsa’ os jovens do ensino médio”, conclui.

  1. Carla Says:
    outubro 4th, 2012 at 18:25 editCom certeza, se o aluno já não gosta de estudar e chega na escola e encontra uma baixa qualidade no ensino ele sente-se desmotivado e acaba abandonando a escola. É preciso investir mais na qualidade do ensino nas escolas para atrair a atenção dos jovens e melhorar a qualidade de vida!
Anúncios

Nenhuma resposta to “Para analistas, baixa qualidade do ensino e taxa de reprovação “expulsam” jovem da escola”

  1. Raquel outubro 2, 2012 às 6:20 pm #

    Estudantes do ensino médio perdem entre 17% e 40% dos dias de aulas, sendo que o problema ocorre, na maioria dos casos, por falta de professor. O diagnóstico é de uma pesquisa do Ibope, em parceria com o Instituto Unibanco, que analisou 18 escolas públicas de ensino médio de três regiões metropolitanas do Brasil. Dos 48 dias letivos monitorados, os estudantes chegaram a perder 19.Isto é um absurdo.02/10/12

  2. Paula Cristina Campos outubro 3, 2012 às 9:13 am #

    Infelizmente esta realidade é muito condizente com o que se acontece com as escolas hoje em dia, falta de professores bem instruidos, uma metodologia de ensino significativa são alguns dos problemas vistos hoje, e isso de certa forma afasta o jovem da escola.

  3. Robson Nunes outubro 3, 2012 às 6:52 pm #

    A situação educacional do jovem deve ser amparada em conceitos além de sua avaliação, além de requisitos quantitativos que apresente a capacidade do aluno. Por isso, penso que somente avaliações que não levem em consideração situações de realidade dos alunos pode prejudicar o ritmo e o desejo educacional dos educandos.

  4. Luana Ferreira outubro 4, 2012 às 7:21 am #

    Quando o ensino perde seu significado, é notório para o aluno que perde o interesse em participar de uma educação que não atende aos seus anseios. Desistimulado o jovem acredita que abandonar a escola é o melhor caminho. Investir em maneiras de reter este jovem é o grande desafio pois se a escola expulsa a rua acolhe e as daí nasce a suscetividade deste jovem as mazelas sociais.

  5. Mariana Vieitas outubro 4, 2012 às 10:10 am #

    Os dados educacionais do Brasil infelismente são muito ridiculos pelo potencial que o nosso pais têm. Acredito que é preciso mais do que uma mudança politica e economica, mas uma mudança na mentalidade dos professores e educadores, não podemos esperar que os outros tomem atitudes, precisamos agir e transfromar a escola em um lugar de aprendizagens significativas, um lugar atrativo e assim trasnformar a sociedade fazendo-a mais consciente e transformadora.

  6. Carla outubro 4, 2012 às 6:25 pm #

    Com certeza, se o aluno já não gosta de estudar e chega na escola e encontra uma baixa qualidade no ensino ele sente-se desmotivado e acaba abandonando a escola. É preciso investir mais na qualidade do ensino nas escolas para atrair a atenção dos jovens e melhorar a qualidade de vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: