Escola integrada: EDUCA E SOCIALIZA

26 set

Aumentar a carga horária escolar pode parecer, a princípio, um drama para os alunos e um peso para os professores. Mas em Belo Horizonte (MG), o Programa Escola Integrada tem mostrado que passar mais tempo no colégio é uma boa estratégia para alunos, educadores e comunidade. Criado em 2006, ele amplia a carga de quatro horas e meia para nove horas, promove a interação entre escola e sociedade e amplia as possibilidades de aprendizado.

Segundo a coordenadora do programa, Neuza Maria Santos Macedo, o projeto inicial previa a participação de apenas sete escolas. Hoje, 80 das 171 instituições de ensino fundamental da capital mineira participam do Escola Integrada, totalizando 19 mil alunos com idades entre seis e 14 anos. Até o fim de 2009, a previsão é de atendimento a 30 mil crianças do ensino fundamental da rede municipal.

De acordo com Neuza Maria, o programa oferece oficinas de esporte, cultura e lazer para os estudantes, além de acompanhamento escolar e uma maneira diferente de passar os conteúdos em sala de aula. “Como exemplo, temos a matemática lúdica e a matemática com o jogo de xadrez. É um atrativo para o aprendizado”, explica.

O programa conta com a participação de instituições de ensino superior, governo municipal, e organizações não governamentais. A ponte entre essas entidades e a escola é feita por um professor comunitário, que coordena as atividades. Estudantes universitários elaboram e participam de projetos, voluntariamente, em uma espécie de estágio. Os alunos não utilizam apenas o espaço físico da escola. Eles passam a frequentar parques, bibliotecas públicas e a fazer atividades dentro da própria comunidade, com acompanhamento pedagógico.

A professora comunitária Ana Paula Pego, da Escola Municipal Ulysses Guimarães, conta que seus alunos trabalham em conjunto com a comunidade e conseguem fazer mudanças com pequenas ações. “A via por onde eles passavam para chegar à escola era feia, as casas estavam sem reboco. Como as crianças adoram pintar, fizemos uma parceria com um artista plástico da cidade e demos uma cara nova para o local”, diz.

LEIA MAIS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=515

Anúncios

2 Respostas to “Escola integrada: EDUCA E SOCIALIZA”

  1. Mira setembro 26, 2012 às 8:34 pm #

    A escola integrada a longo prazo irá chegar no seu devido estado de valorização, a idéia que surgiu de uma necessidade de ampliação da criança na escola, ainda se engatinha, sendo que os frutos estão sendo plantados.

  2. Raquel outubro 12, 2012 às 8:35 pm #

    Programa Escola Integrada tem mostrado que passar mais tempo no colégio é uma boa estratégia para alunos, educadores e comunidade. Criado em 2006, ele amplia a carga de quatro horas e meia para nove horas, promove a interação entre escola e sociedade e amplia as possibilidades de aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: