Conheça bons resultados das escolas de educação integral

19 set

Marjorie Ribeiro – Portal Aprendiz – 18/09/2012 – São Paulo, SP

A escola pode extrapolar seus limites e ir muito além de seus muros e ocupar também as ruas e bairros da cidade. Na chamada educação integral, os professores podem atuar como educadores comunitários e ajudar a identificar demandas, mapear espaços, pessoas e oportunidades que possam se tornar parceiros na construção de trilhas educativas; os alunos podem aprender os conteúdos curriculares a partir de vivências em diferentes espaços como na praças, quadras de esportes, lojas, igrejas, postos de saúde etc.

O conceito vem se tornando cada vez mais frequente devido à divulgação de iniciativas bem sucedidas desenvolvidas em diferentes municípios. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Ginásio Experimental Carioca está trabalhando a multidisciplinaridade dos professores; em Belo Horizonte, as parcerias entre escolas e universidades preparam os professores do futuro por meio de experiências chão-escola. Já em Apucarana, o modelo de educação integral é obrigatório em todas as escolas municipais; enquanto em Sorocaba, as atividades do contraturno seguem o conceito de cidade educadora.

Ginásio Experimental Carioca

Criado em 2011, o modelo de educação integral do Ginásio Experimental Carioca vem sendo desenvolvido em 19 escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e a estimativa é chegar a 28, em 2013. A iniciativa é realizada especificamente com alunos de 7o, 8o e 9o anos e já vem colhendo frutos. No último Ideb, quatro das dez melhores escolas da rede municipal eram ginásios experimentais. Na cidade, a rede de educação é composta por 1.062 escolas, sendo que 416 são de fundamental II. “Precisávamos experimentar em algumas escolas para ver o que poderia ser feito no restante da rede”, afirma Heloísa Mesquita, coordenadora do projeto.

Conheça mais sobre o assunto

http://warleygoncalves20.blogspot.com.br/2010/07/escola-integrada.html

Anúncios

Nenhuma resposta to “Conheça bons resultados das escolas de educação integral”

  1. Rayane setembro 19, 2012 às 7:01 pm #

    É preciso que haja mais investimentos na educação integral, para que assim, as escolas aumentem não apenas o nivel de conhecimento de seus alunos, mas que tambem melhorem a qualidade de vida das crianças, tornando assim o futuro dos mesmos ainda mais brilhantes.

  2. Jéssica Santos setembro 19, 2012 às 7:14 pm #

    A escola integrada atua como modelo para as crianças , pois pode ir muito além de seus muros e ocupar também as ruas e bairros da cidade. É iniciativa muito boa para todos.

  3. Camila Codognotto setembro 19, 2012 às 7:51 pm #

    Desenvolver um projeto como a escola integrada é muito bom para o crecimento do conhecimento das crianças, porque ela ultrapassa o espaço de sala de aula e trabalha com a multidisciplinaridade dos professores. A escola integrada, também explora os espaços regionais e cria uma relação do aluno com o ambiente estudado.

  4. Nayara setembro 19, 2012 às 8:59 pm #

    Interessante, mas acho que nesse site seria mais interessante as noticias das Escola Integrada de BH, tem tanta coisa interessante e boa que vale a pena mostrar.

    Fica a dica. Muito bom.

  5. Irani setembro 24, 2012 às 9:09 pm #

    As intenções são boas, porém ao menos aqui em BH, eu trabalho em uma escola municipal, o que percebo é que realmente a infra-estrutura é insuficiente, falta treinamento para os profissionais que atuam na área, ou seja, o investimento não condiz com a intenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: