TIG e a Arte em “Natureza e Transformação”

11 set

Para dar início ao trabalho da disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação I do 2º semestre de 2012, do curso de Pedagogia, turma PED1AN, cujo tema é EDUCAÇÃO E LINGUAGEM EM SUAS DIFERENTES PERSPECTIVAS, junto com a disciplina Leitura e Produção de Texto, nesta quinta-feira (30/08/2012), visitou com a Professora Dayse de Fátima Silva  a exposição inédita Natureza e Transformação”, realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, em comemoração aos 50 anos da Usiminas. Com curadoria do artista plástico e designer Gringo Cardia, , na Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, “Natureza e Transformação” apresenta fotografias do carioca Cláudio Edinger, da catarinense Priscila Prade, dos mineiros Rodrigo Zeferino e Henry Yu, e do japonês Kei Takashima.

As fotografias dialogam com o meio ambiente a partir do registro de imagens que sugerem uma sequência: o minério, o aço bruto, o aço transformado em produtos, a grandiosa arquitetura em aço e a natureza. Os sets fotográficos foram em Ipatinga/MG, no Vale do Aço, onde a Usiminas possui uma usina siderúrgica e na região de Itatiaiuçu/MG, onde a empresa produz minério. Os outros sets foram em Niteroi-RJ, onde o universo modernista de Oscar Niemeyer dialoga com a proposta; e Tóquio, no Japão, com sua arquitetura contemporânea.
A exposição está dividida em cinco salas, onde a imagem se une à palavra e à reflexão, por meio do trabalho dos cinco fotógrafos e, também, de cinco pensadores: Olgária Mattos, Carlos Antônio Brandão, Sérgio Alcides, Eduardo Jardim e o arquiteto Gustavo Penna. Os textos foram coordenados pela professora Heloísa Starling. Antes de cada sala, o público atravessa um espaço visual e cenográfico que corresponde ao tema a ser visto a seguir, com interação entre tecnologia, projeção e trilha sonora, visando uma espécie de “mergulho sensorial”.

Resultado de um trabalho de mais de um ano de duração, contou ainda com uma equipe de arquitetos, cenógrafos, designers gráficos, estilistas, maquiadores, além de inúmeros profissionais em cada ensaio. Em média, cada set contou com a participação de 70 pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: