Na França, está surgindo um novo modelo, que pode não representar uma revolução pedagógica, mas com certeza representa uma revolução tecnológica

9 set

Leia na íntegra a opinião sobre a educação na França.

http://www.revistaconecta.com/conectados/helio_pret.htm

Está surgindo um novo modelo, que pode não representar uma revolução pedagógica, mas com certeza representa uma revolução tecnológica. A educação a distância está obrigando as instituições de ensino a rever a prática pedagógica e o ensino tradicional está herdando benefícios que já deveriam ter sido incorporados há algum tempo.

O modelo de educação francês foi largamente adotado ao redor do mundo e ainda é usado em grande parte das instituições de ensino. O modo como dividimos o conteúdo em disciplinas, na quase totalidade das universidades brasileiras, ainda segue exatamente a mesma cartilha proposta há séculos.Porque é velho, não quer dizer que seja ruim. Muito pelo contrário. Se um modelo persiste, é porque tem virtudes que ainda não foram superadas, mas…

O próprio modelo francês está se modificando na origem e dentro em breve não poderemos dar este nome ao modelo adotado atualmente no Brasil, pois estaríamos cometendo uma grave injustiça.

No dia 11 de outubro 2000, quando estive lá, o CNED estava sendo visitado por uma delegação de professores chineses, que estão aprendendo a usar este novo modelo francês de educação para levar o conhecimento aos seus mais de um bilhão de alunos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: