Sabe o que é comemorado hoje?

7 set

Inicialmente esta data só é lembrada pela grande maioria por ser um feriado nacional, onde todos podemos viajar pra ver a família e visitar amigos. Por fim alguns lembram que tem a ver com o Brasil, Independência? Proclamação da república? Fim da escravidão? Ahhh sei lá….

Sete de setembro é o dia que comemoramos a Independência do Brasil, ou seja, a data em que o Brasil se tornou oficialmente separado politicamente de Portugal, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822.

As causas que implicaram na separação começaram a eclodir ainda no século XVIII, com diversas revoltas internas acontecendo por conta de impostos cobrados por Portugal além do fato de que no Norte, os EUA já se declaravam independentes. (…) Portugal percebeu a iminência da independência brasileira e mandou uma carta exigindo a imediata ida de D. Pedro I para a metrópole, isso se deu no dia 9 de Janeiro, eis então que surge a frase: “Se é para o bem  de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. O dia é conhecido a partir de então como o “Dia Do Fico”.

Pra falar a verdade essa balela que se houve falar acerca de nossa independência, não passa de mito! Considero que quase 200 anos se passaram e continuamos tão dependentes e tão conformados quanto naquela época.

A solução pra isso é a educação que se fala tanto mas que se faz tão pouco, educação esta que sequer consegue nos fazer lembrar o que é comemorado no dia 7 de setembro

fonte: AMBROGI, Renato. Relatos históricos do Ipiranga. São Paulo: Rumo, 1982.

http://fisicomaluco.com/wordpress/2007/09/04/a-historia-do-7-de-setembro-voce-sabe-o-que-e-comemorado/

Anúncios

Nenhuma resposta to “Sabe o que é comemorado hoje?”

  1. Irani setembro 10, 2012 às 9:39 pm #

    Infelizmente, os valores patrótioticos estão se perdendo com o tempo. Mas ainda que o tempo passe, a memória do país não deveria se deixada de lado, pois a partir dai se constroi a consciência politica do povo.

  2. Irani setembro 10, 2012 às 9:40 pm #

    Os valores patrótioticos estão se perdendo com o tempo. Mas ainda que o tempo passe, a memória do país não deveria se deixada de lado, pois a partir dai se constroi a consciência politica do povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: