Currículo global ensina conceitos de diversidade e justiça social

29 ago

Por *Redação na Rua – Portal Aprendiz – 27/08/2012 – São Paulo, SP

Desenvolver uma educação global, interdisciplinar, conectada com os problemas do mundo e visando a sustentabilidade foi o desafio aceito por 40 escolas de cinco países – Áustria, Brasil, Benin, Reino Unido e República Tcheca – integrantes do projeto Currículo Global. Durante dois anos, o grupo de cerca de 800 professores e educadores trabalhou os temas curriculares da educação básica de forma integrada, abordando os conceitos de diversidade cultural, direitos humanos, justiça social e visando desenvolver nos alunos a cidadania planetária.

O projeto começou a ser desenhado em 2007 entre ONGs dos cinco países, durante um encontro anual de educadores realizado na Eslovênia. No final de 2010, o grupo apresentou o projeto à União Europeia e ganhou seu patrocínio. Nos anos seguintes, foi realizada sua implantação e, ao final de 2012, a conclusão será a publicação on-line e em papel de um Manual do Currículo Global, com as descrições dos conceitos da educação global e dos planos de aula e sequências didáticas realizadas nas escolas.

No Brasil, o projeto se chama Currículo Global para a Sustentabilidade e é desenvolvido com a coordenação do CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) em seis escolas de São Paulo, a escola municipal Guilherme de Almeida, as estaduais Julia Macedo Pantoja e Professora Luiza Hidaka, e as particulares Politeia, Teia Multicultura e Colégio Bandeirantes.

Os educadores envolvidos trabalham a programação curricular da escola com uma perspectiva diferente. Em matemática, por exemplo, ao estudar porcentagens, professores e alunos da escola Julia Macedo Pantoja definiram como tema a mobilidade urbana em São Paulo. Os estudantes pesquisaram sobre a porcentagem de pessoas que utiliza transporte coletivo e individual na cidade, o crescimento da proporção de automóveis, da poluição e dos casos de doenças respiratórias causadas pelos poluentes. Com professores de outras disciplinas, investigaram como o problema é enfrentado em outras cidades brasileiras e de outros países. No decorrer do processo, identificaram ações que poderiam fazer em sua comunidade para incentivar o uso do transporte coletivo.

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