“O Futuro que Queremos” – Rio+20

19 jun

o negociador-chefe do Brasil na Conferência, André Corrêa do Lago, disse que chegar a meios de financiamento para implementação do desenvolvimento sustentável é um dos principais pontos em debate. “Isto e mais dez outros pontos como governança e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ainda estão travando o texto”, disse.

Uma das principais divergências na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável foi a criação de um fundo de US$ 30 bilhões para ajudar os países pobres a se desenvolverem de maneira sustentável, o que foi fortemente combatido pelas nações desenvolvidas. No ponto atual do texto há espaço para financiamento, mas sem citar a criação do fundo, que será definido em 2014.

Segundo o diplomata brasileiro, as negociações enfrentam dificuldade de comprometimento dos países desenvolvidos. “Eles têm grande dificuldade em se compromoter com cifras concretas e de reassumir compromissos ja assumidos”. Um das principais negociadoras do Reino Unido, a ministra do Meio Ambiente Caroline Spelman disse ao UOL que o país tem iniciativas de financiamento e que já assumiu  compromissos. A mensagem parece clara: não é necessário se comprometer com novas propostas de financiamento uma vez que já se comprometeu antes, seja em acordos amplos, como o do clima, seja em tratados bilaterais, como o que destina recursos para o Cerrado brasileiro.

LEIA MAIS…

http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/06/18/negociador-chefe-do-brasil-diz-que-cerca-de-dez-pontos-estao-travando-rascunho-final-da-rio20.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: