Oficinas pedagógicas, um aprendizado prático

3 jun

No segundo dia da Semana de Pedagogia, 24 de maio, foram realizadas as oficinas pedagógicas. No turno da manhã as professoras Maria da Conceição Passos Silva, Denise Braga e Maria da Consolação Azevedo Oliveira ministraram oficinas e à noite foi a vez dos alunos de 5º e 6º períodos, orientados pelas professoras Eliurde Elínia Rodrigues, Maria da Conceição Passos Silva e Maria Lúcia Ferreira. Com temas que foram desde ludicidade, contação de histórias, formação moral, inclusão até dificuldades de aprendizagem, os alunos puderam aprender sobre temas que fazem parte do cotidiano do educador.

A aluna Miriam Ferreira de Souza (3º período manhã) contou que a oficina sobre Hiperatividade, sucesso escolar e intervenções psicopedagógicas foi uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional porque foi um assunto abordado superficialmente em sala de aula até o momento. “Valeu muito porque, além do aprendizado, pude perceber que, provavelmente, tenho este problema na família. Minha filha de 10 anos apresenta vários sintomas de Transtorno e Défcit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e agora compreendo melhor as dificuldades dela, tudo ficou mais claro. Este tipo de evento (oficinas, palestras) deveria acontecer mais vezes, pois são muito enriquecedores”, relatou Miriam Souza.

Enquanto alguns alunos participaram como expectadores, outros passaram pela experiência de planejar, organizar e realizar as oficinas. Renata Duarte Ramos (6º período noite) ministrou a oficina “Brincando e aprendendo: matemática” e afirmou que a experiência foi muito enriquecedora: “elaboramos brincadeiras e brinquedos pedagógicos com material reaproveitável. Nós nos dividimos em grupos, escolhemos os temas e depois tivemos cerca de um mês para organizar as oficinas. Além disso, durante a elaboração, tivemos que pensar em atividades que iriam ajudar no aprendizado dos alunos e isso foi muito importante para nós enquanto futuros pedagogos”.

Anúncios

Nenhuma resposta to “Oficinas pedagógicas, um aprendizado prático”

  1. Eliziani Celita de Jesus Sousa junho 4, 2012 às 8:06 pm #

    Valeu muito para nos futuras pedagogas prepararem e montar as oficinas pedagógicas e muito gratificante ver depois de muito discussão sobre o que aplicar e como aplicar, os alunos se divertirem e curtindo o que foi lhe passado. Espero que eles usem as atividades em sala de aula. Parabéns a todos que fizeram parte desse projeto.

  2. Jéssica Oliveira junho 24, 2012 às 12:24 pm #

    O curso de Pedagogia está de parabéns, foi uma excelente experiência fazer parte das oficinas pedagógicas. Um momento gratificante de montar uma oficina e vê o resultado. Obrigada a professora Maria da Conceição Passos pelos ensinamentos, sem você as oficinas não seriam as mesmas.

  3. Thaymara de Miranda junho 27, 2012 às 4:21 pm #

    As oficinas estavam ótimas e proporcionou aprendizado muito grande não so para os participantes, mas também para os oficineiros que souberam ultrapassar os contratempos para alcançar os objetivos esperados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: