LIBRAS como modalidade de comunicação

24 abr

LIBRAS é uma língua que não depende da Língua Portuguesa ela possibilita o desenvolvimento cognitivo dos surdos facilitando o acesso ao conhecimento. É uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza como comunicação movimentos gestuais, expressões faciais/corporais que são percebidos pela visão, e assim como as línguas orais, possuem uma estrutura definida em níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático.

A proposta de uma educação bilíngüe para surdos vem sendo amplamente discutida por educadores e pelos próprios Surdos. Nesta, o sujeito deve adquirir a língua de sinais, como primeira língua, de forma natural e uma segunda língua, a língua da sociedade ouvinte majoritária (oral e/ou escrita), construídas por intermédio das bases lingüísticas obtidas por meio da língua de sinais.

Quadros (1997), diz que a Língua de Sinais aparece pelos mesmos ideais e pelas necessidades naturais e específicas dos seres humanos de usarem um sistema lingüístico para expressarem idéias, sentimentos e ações. A Língua de Sinais surgiu da necessidade dos Surdos de se comunicarem, uma vez que a aquisição da língua oral é complexa, sistemática e na maioria das vezes sem sucesso.

Anúncios

Nenhuma resposta to “LIBRAS como modalidade de comunicação”

  1. Patricia Merched maio 1, 2012 às 1:35 pm #

    Creio que muitos se adptaram a essa linguagem que é tão importante quanto as outras. Cabe a nos buscarmos conhecer, estudar e aprimorar para interagirmos com todos igualmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: