Hoje, 24/04, 10 anos de Libras

24 abr

Hoje, dia 24 de abril de 2012 estamos comemorando 10 anos de uma conquista muito importante para a Comunidade Surda, a oficialização da Libras como o segundo idioma do Brasil, o reconhecimento do direito de ser Surdo.

“Considerar a diversidade dos alunos surdos, que se encontra entre os educandos nas instituições escolares requer medidas de flexibilização e dinamização da prática pedagógica, a fim de atender efetivamente às especificidades dos mesmos, oferecendo uma educação de qualidade. O ponto inicial e um dos mais importantes é o aprendizado da Língua de Sinais, uma vez que esta atua decisivamente no processo de emancipação, compartilhamento e transformação do aluno e da escola, além de afirmar as pessoas surdas como indivíduos e como participantes da comunidade humana permitindo-lhes participar, aprender e ampliar o conhecimento e exercer a sua cidadania de forma plena.

Com a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em abril de 2002 (Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002) começa a abrir novos caminhos e a sociedade em vários âmbitos começa a colocar em pauta a importância da Libras para os Surdos, afinal, esta representa um papel expressivo na vida do sujeito surdo, conduzindo-o, por intermédio de uma língua estruturada, ao desenvolvimento pleno.

Orgulho-me de fazer parte da Comunidade Surda e de ter a Língua Brasileira de Sinais como minha segunda língua. E como Educadora, aí vai um convite, que tal aprender Libras?”

Tatiana Papa Pimenta Quites/ Intérprete de Libras

Vice-Presidente da APILSEMG (Associação dos Profissionais Interpretes de Libras e MG) / Profª de Libras do UNI-BH

Comentário de aluna Gabriella Chagas Says:

abril 24th, 2012 at 16:59 edit

  1. Respeitar as diferenças é algo fundamental para o bem social! Bom ter, a alguém inserida na UNI-BH com uma visão que flui respeito ao próximo.
Anúncios

Nenhuma resposta to “Hoje, 24/04, 10 anos de Libras”

  1. Gabriella Chagas abril 24, 2012 às 4:59 pm #

    Respeitar as diferenças é algo fundamental para o bem social! Bom ter, a alguém inserida na UNI-BH com uma visão que flui respeito ao próximo.

  2. Maria NAzareth de Andrade abril 25, 2012 às 9:07 pm #

    Respeitar as diferenças é crescer e aprender cada dia com pessoas novas no aprendizado, mas rica em disponibilidade com o outro. Lingua de Sinais é um sonho que eu quero muito realizar.Parabéns professora Tatiana pelo belo trabalho que vc desempenha. Que o UNIBH possa me ajudar na realização deste sonho.

  3. Maria NAzareth de Andrade abril 25, 2012 às 9:07 pm #

    Respeitar as diferenças é crescer e aprender cada dia com pessoas novas no aprendizado, mas rica em disponibilidade com o outro. Lingua de Sinais é um sonho que eu quero muito realizar.Parabéns professora Tatiana pelo belo trabalho que vc desempenha. Que o UNIBH possa me ajudar na realização deste sonho.

  4. Grazielle Nestor Alves maio 1, 2012 às 11:52 am #

    As diferenças existem para serem respeitadas e com a aprovação oficial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em abril de 2002 (Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002) foi concretizado o reconhecimento do direito de ser Surdo.

  5. Janaina Lima maio 1, 2012 às 11:36 pm #

    Respeitar as diferenças é prezar cada individuo como ser único. Respeitando cada um a sua maneira de sere viver. Parabéns a toda comunidade surda.

  6. Thaymara de Miranda maio 2, 2012 às 3:34 pm #

    Acredito que um dia a lingua de sinais venha a ser reconhecida na prática social como uma verdadeira língua, com sua organização e estrutura próprias, deixando de lado o aquele velho status de mímica como ainda hoje muitas pessoas possuem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: