LIBRAS – 10 anos A Língua Brasileira de Sinais foi regulamentada no Brasil como a língua oficial dos surdos no dia 24 de abril de 2002

19 abr
Há dez anos, nosso país dava um importante passo rumo à inclusão. Era reconhecida a Língua Brasileira de Sinais. A Rede Minas promove vários programas e vídeos para mostrar como essa Língua é tão importante para a comunidade surda.
O programa Planeta desta semana vai mostrar esse mundo onde as palavras são pronunciadas por meio das mãos. Você vai conhecer vários cenários onde as pessoas surdas estão incluídas: o professor surdo que dá aulas para alunos ouvintes, uma família onde mãe e filho são surdos. E como a alfabetização bilíngue – Libras e português – é importante para criança surda. E quem são as pessoas que se matriculam nos cursos de Libras e por que elas buscam esse conhecimento? Uma outra novidade é um software, que poderá ser instalado no telefone celular, promete fazer a tradução da Libras para o português e vice versa.
Confira no Planeta exibido pela Rede Minas, com tradução para Libras, nos seguintes horários:
Segunda-feira – 23/04/2012 – 22h00 /Terça-feira – 24/04/2012 – 13h00/Sábado – 28/04/2012 – 20h00
No Facebook curta a página do programa e assista aos vídeos na quinta-feira, dia 26/04/2012.Outra novidade vem da Interprogramação Infantil que produziu o quadro “Ouvindo com os Olhos”. É uma série de vídeos com crianças surdas ensinando pequenas frases para crianças ouvintes. Esses vídeos serão exibidos na interprogramação da emissora durante os programas infantis. E no Jornal Visual você fica por dentro de todos os acontecimentos dessa data pelo Brasil. Confira o programa de segunda a sábado as 7h50 e no youtube.
Anúncios

Nenhuma resposta to “LIBRAS – 10 anos A Língua Brasileira de Sinais foi regulamentada no Brasil como a língua oficial dos surdos no dia 24 de abril de 2002”

  1. Jéssica Oliveira abril 22, 2012 às 5:03 pm #

    Como é importante divulgar informações como essa. Como futuras educadoras devemos está sempre antenadas a esse tipo de programação. Afinal não teremos alunos iguais, devemos está preparadas para recebermos todos os alunos, seja eles de inclusão ou não.
    Na faculdade tivemos aula com a professora Tatiana Pimenta, que nos auxiliou e nos mostrou como é fundamental estarmos prontas para os desafios da educação. Infelizmente, não tivemos aulas suficiente para nos prepararmos, mas tivemos dicas fundamentais de como fazer.
    Enfim, vamos nos atualizar e buscar sempre estarmos prontas para qualquer desafio.

  2. Jordana Costa abril 23, 2012 às 8:39 pm #

    A regulamentação da LIBRAS foi uma vitória alcançada pela comunidade surda e ponto de partida para a conquista da inclusão. Acho que a alfabetização em LIBRAS deveria ser obrigatória para todos os cursos de licenciatura.

  3. Thaysa e Renata abril 25, 2012 às 7:58 pm #

    Que bom que a LIBRAS foi regulamentada. A aula de LIBRAS com a professora Tatiane foi ótima, mas a carga horária dessa disciplina não é o suficiente para aprender de forma eficaz a Lingua. Eu como futura pedagoga gostaria de fazer o curso de LIBRAS, seria muito bom a faculdade oferecer o curso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: