Segredo é se misturar com crianças, diz jovem contadora de histórias

29 mar

Portal G1, 28/03/2012

Anne Caroline Silva da Costa, de 17 anos, adora contar histórias. As próprias e as dos livros infantis. Ela desenvolveu técnicas para atrair a atenção das crianças quando participou do projeto Contando História, da Fundação Criança, autarquia da Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC, onde mora. Na sua casa, no Jardim Calux, estão suas principais ouvintes, suas “cobaias”, como ela define: as duas irmãs, Sofia, de 2 anos, e Julia, de 4. “Nunca conto uma história sem antes treinar com elas. O segredo para contar uma boa história é se misturar com as crianças, se dispor a sentar no chão e contar de coração aberto, porque a criança é pura”, diz Anne. Segunda ela, as meninas adoram os contos e interagem com as histórias.

Para garantir a “audiência” dos pequenos, Anne diz que valem fantoches, fantasias ou trilha sonora. “Tudo isso ajuda a chamar a atenção da criança, principalmente aquelas que não estão próximas de você durante a contação. Cada pessoa tem o seu artifício.” Anne lembra que uma “isca” para atrair as crianças menores são os livros com imagens coloridas, em autorrelevo ou com sons. Segundo Anne, a arte exige paciência porque, para garantir a atenção das crianças e chamá-la para dentro da história, antes é necessário ganhar sua confiança. “No começo, elas estranham um pouco, mas depois se rendem e pedem as histórias de princesas, dragões e outras.”

Anúncios

6 Respostas to “Segredo é se misturar com crianças, diz jovem contadora de histórias”

  1. Renata Duarte março 29, 2012 às 2:22 pm #

    Realmente, para ter a atenção dos pequenos é preciso ter criatividade e usar de todos os artifícios que estiverem a disposição como fantoches e fantasias… sem medo de ser feliz!

  2. telma março 29, 2012 às 7:12 pm #

    Contar historia, é uma arte, e prender a atenção da criança é outra, contar uma historia é simples mas chamar a atenção da criança já é outro assunto, a historia tem que entrar na imaginação da criança e vira a sua realidade, através da contação de historia.

  3. Maria Nazareth de Andrade abril 6, 2012 às 6:44 pm #

    Contar histórias é uma arte belíssima. O contador entra no personagem de uma maneira tão envolvente que ganha atenção dos ouvintes, transmitindo a mensagem com dedicação e carinho. Parabéns à todos os contadores!!!

  4. Ana Cristina abril 22, 2012 às 5:25 pm #

    As crianças que são bem estimuladas pela leitura…se apaixonam por tal. É lindo ver uma criança se entregar aos encantos que um bom livro de literatura pode aforecer. Os professores precisam estimular ainda mais suas crianças e mostrar aos pais tambéma importância que esse mundo maravilho pode oferecer!!! A literatura abre portas que jamais se fecham!!

  5. Grazielle Nestor maio 1, 2012 às 8:29 pm #

    Hoje temos um grande desafio para prender a atenção das crianças, pois elas vivem rodeadas pelas variedades de recursos tecnológicos. Trabalhar com o lúdico para contar histórias é uma prática imprescindível e facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

  6. Janaina Lima maio 2, 2012 às 12:08 am #

    Se tem algo que mexe com a imaginação das crianças são os livros e aliado a um bom contador sua imaginação será mais fértil ainda. Contar historias para crianças é uma arte, pois o contador terá de ganhar a confiança dos pequenos e ao mesmo tempo entrar no clima se vestir a carater e usar sua criatividade para cada contação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: