Cai nº de leitores no País e metade não lê

29 mar

O Estado de São Paulo, 28/03/2012 – São Paulo SP

Parcela da população que se diz leitora passou de 55% em 2007 para 50% em 2011
Maria Fernanda Rodrigues

A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a ser apresentada hoje na Câmara, revelou que a população leitora diminuiu no País. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50%. São considerados leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. Diminuiu também, de 4,7 para 4, o número de livros lidos por ano. Entraram nessa estatística os livros iniciados, mas não acabados. Na conta final, o brasileiro leu 2,1 livros inteiros e desistiu da leitura de 2. A pesquisa foi feita pelo Ibope Inteligência por encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), entidade criada em 2006 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. “É no mínimo triste a gente não poder comemorar um crescimento”, disse Karine Pansa, que acumula a direção do IPL e da CBL. Ontem, o Estado mostrou que 75% dos brasileiros nunca pisaram em uma biblioteca.

Anúncios

Nenhuma resposta to “Cai nº de leitores no País e metade não lê”

  1. telma Camara abril 6, 2012 às 6:07 pm #

    Realmente, acredito que a leitura diminuiu ainda mais, apesar que o povo brasileiro nunca foi bons leitores.

    Mas hoje vejo que ao contrario das estatíticas, temos lido até mais, pelo fato de estarmos sempre conectados alguma rede vitual, estamos sempre lendo textos, frases, notícias, enfim pelo menos estamos lendo, é claro que não são livros, mas de uma forma ou de outra estão lendo, as informações chegam o tempo todo em tempo real, e assim estamos nos atualizando, nos infomando, estamos ampliando os conhecimentos e acredito que na maneira que se amplia os onhecimentos é gerando mais interesse de aprender mais, e assim tem que ler mais, e aí chegasse aos livros e lá estamos nós lendo.

    As bibliotecas, tem e sempre terão sua importancia,pois é um lugar magico, onde o mundo se encontra, em um unico ponto. Mas vamos lá o computador também, temos que entener isso, e tentar fazer com que os dois mundos se encontrem.

  2. Maria Nazareth de Andrade abril 6, 2012 às 6:55 pm #

    Esta é uma notícia triste para os profissionais da educação e outras áreas.Sabemos o quanto é importante desde criança adquirir o hábito da leitura para no futuro nos tornarmos cidadãos questionadores, investigadores e formadores de opiniões.

  3. Jéssica Oliveira abril 23, 2012 às 8:30 pm #

    É uma notícia triste, porém como educadoras temos que mudar essa realidade no Brasil, devemos incentivar os livros, a literatura. Devemos mostrar o prazer que há em ler, não podemos encarar os livros como conteúdo, mas como um momento de diversão.
    Não só os educadores, mas os pais devem incentivar a leitura, comprar livros para os seus filhos, mostrar o encantamento que há nas histórias, leva-los a imaginar e viajar para outro mundo através da leitura.

  4. Ana Cristina abril 27, 2012 às 9:22 pm #

    Muits pessoas atualmente passam horas todos os dias de frente ao computador….o tempo que antes era utilizado para se ler um livro , por exemplo, hoje vai perdendo espaço aos “convites” que a internet nos faz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: