Educar para o trânsito: Futuros pedagogos aprendem sobre o espaço da pedagogia não escolar com palestra realizada por educadores da BHTrans

20 mar

Educar para o trânsito é uma necessidade na nossa sociedade, pois constantemente estamos envolvidos no trânsito, seja como pedestres, motoristas ou usuários de transporte coletivo. Para falar sobre este tema, as professoras Maria da Conceição Passos Silva e Maria Lúcia Ferreira (que lecionam a disciplina Estágio Curricular III), juntamente com a coordenação do curso de Pedagogia, professor Carlos Donizetti, firmaram uma parceria com a Gerência de Educação (Geduc) da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). A primeira ação desta parceria foi a realização de uma palestra nos 9 e 15 de março, nos turnos noite e manhã, respectivamente. Marcelo Andrade, professor e agente de trânsito, foi o convidado do turno da noite. No turno da manhã os palestrantes foram Edina Lara Resende, pedagoga, e Edimar Soares Pereira, educador e técnico de transporte e trânsito.

Os palestrantes fizeram uma reflexão sobre mobilidade urbana, sustentabilidade e educação para o trânsito. Vídeos, fotos e estatísticas ajudaram a mostrar as ações que a Gerência de Educação (Geduc) da BHTrans realiza na busca de fazer da cidade um lugar melhor para se viver.

Os alunos do curso de Pedagogia puderam conhecer mais sobre as campanhas publicitárias educativas e os projetos Transitando Legal (voltado para o ensino fundamental), O Jovem e a Mobilidade (direcionado aos alunos do ensino médio), Formação de Professores (abordagem, junto aos professores, de conteúdos e atividades que podem ser utilizados para o ensino da educação da o trânsito).

Anúncios

Nenhuma resposta to “Educar para o trânsito: Futuros pedagogos aprendem sobre o espaço da pedagogia não escolar com palestra realizada por educadores da BHTrans”

  1. Chiara março 21, 2012 às 8:44 pm #

    Essa palestra foi muito boa!

    Muita coisa eu não sabia sobre o trânsito. O professor e agente de trânsito, explicou tudo com bastante clareza.

  2. Ana Paula Ribeiro/ PDN7 março 24, 2012 às 4:08 pm #

    A palestra foi interessante, pois com ela foi possível perceber que com a educação podemos melhorar a convivência no transito, acabando com a violência e dando informação a quem precisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: