Educação financeira se aprende em casa e na escola

18 nov

Português, matemática e geografia. Basta reparar. De todas as matérias que as crianças aprendem na escola, nenhuma ensina – de maneira prática – a como lidar com as finanças. Assim como ter um bom comportamento e todas aquelas regrinhas de etiqueta que os pais não hesitam em ensinar aos filhos, o ideal é que as noções de educação financeira também sejam ensinadas em casa.

E para tornar esta atividade mais divertida, é preciso introduzir as noções de economia e finanças gradativamente. Tão logo a criança já tenha noção de números, vale a pena investir em um cofrinho. Por volta dos 6 e 7 anos, é hora de contribuir com uma “semanada”. Quando as crianças tiverem cerca de 8 ou 9 anos, é possível arriscar um planejamento financeiro mais longo e introduzir a popular mesada.

Ensinar os pequenos a lidar com dinheiro, não deixa de ser uma maneira de também melhorar a nossa forma de abordar a questão financeira. Aproveite a oportunidade para estabelecer metas de curto e médio prazo. E também, se desejar, registre os objetivos de longo prazo, como: quando pretende se aposentar ou apenas ter mais tempo para a família e o lazer, no futuro. Mas não se esqueça de que, para cumprir estas metas, será necessário contar um planejamento financeiro eficaz.

Escolas públicas ensinam educação financeira. Leia mais…

http://blog.semdividas.net/2011/03/projeto-piloto-introduz-educacao-financeira-em-450-escolas-publicas-de-ensino-medio-em-cinco-estados-do-pais/

Anúncios

Nenhuma resposta to “Educação financeira se aprende em casa e na escola”

  1. Renée novembro 19, 2011 às 10:29 am #

    É papel da escola dar ao aluno condições para se inserir no meio social. A conscientização das crianças em torno do uso do dinheiro fará com que elas possam escapar futuramente da sedução do marketing e da mídia pelo consumismo desmedido. As diversas formas de acesso a este consumismo através de financiamentos, empréstimos e parcelamentos a perder de vista, geram a ilusão de poder que pode culminar no descontrole total das finanças.

  2. ÍTALA novembro 22, 2011 às 8:19 pm #

    Aaaii. Ando precisando de umas aulas particulares…Está dificil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: