Aumentar o número de dias letivos por ano ou, então, ampliar o número de horas-aula por dia?

1 out

O Ministério da Educação e entidades do setor estudam aumentar o número de horas do aluno na escola. As possibilidades em análise são elevar a carga horária diária, que hoje é de 4 horas, ou ampliar o número de dias letivos, atualmente definido em 200 dias, informou o ministro Fernando Haddad. Atualmente, a criança ou o adolescente devem ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada a de outros países, segundo Haddad.

Recentemente, o governo federal levantou uma questão bastante controversa: aumentar o número de dias letivos por ano ou, então, ampliar o número de horas-aula por dia. Obviamente, não demoraram a surgir os defensores e os críticos da medida – mais uma na longa lista de decisões governamentais para melhorar a educação brasileira. Na opinião de Vera Julião, professora e diretora de escola em Curitiba (PR), independentemente da opção por dias letivos ou horas-aula, a medida não surtirá o efeito desejado a não ser que exista uma mudança sensível na qualidade do ensino. Você concorda com a gestora educacional? Não deixe de comentar no canal Voz do Leitor ou de mandar seu e-mail.

editorial@humanaeditorial.com.br

Anúncios

Nenhuma resposta to “Aumentar o número de dias letivos por ano ou, então, ampliar o número de horas-aula por dia?”

  1. Sabrina Oliveira outubro 1, 2011 às 10:44 pm #

    Concordo plenamente com Vera. A qualidade do ensino é péssima e se não forem tomadas medidas para melhorá-la de fato nenhuma mudança vai surtir efeito. A educação brasileira é muito focada no que ocorre no exterior, teoricamente é perfeita, mas na prática é uma vergonha.

    Sabrina
    PDN 6

  2. Renée outubro 3, 2011 às 3:57 pm #

    Concordo com a gestora. Se esse tempo for ocioso não fará diferença. Se oferecerem, por exemplo, aula de música, dança e/ou outras atividades poderá, sim ter um efeito positivo.

  3. Ítala outubro 4, 2011 às 5:24 pm #

    O que torna mais difícil qualquer mudança no âmbito educacional, é que passa pela mudança de cultura do povo. A educação envolve todos os tipos hierárquicos, pobres ou ricos, devem mudar opiniões e aceitar qualquer nova etapa que vir. E mudar qualquer opinião é algo muito complexo.

  4. Grace Ane outubro 4, 2011 às 9:27 pm #

    Será muito importante para a educação!!!!!!!!1

  5. lilian outubro 5, 2011 às 10:36 am #

    Concordo com a gestora. Não irá mudar nada, se aumentar o número de dias letivos ou, ampliar a horas – aula, a cada dia que passar a educação esta pior ,pois não estão valorizando os professores e eles estão trabalhando insatisfeito e não dá o melhor de si.

  6. Eliane Santana outubro 5, 2011 às 10:52 am #

    Eu concordo na opinião da professora Vera Julião,independentemente da opção por dias letivos ou horas-aula,não teremos o resultado desejado, que é o ensino de qualidade para todos.O que está precisando melhorar é o salário dos professores,os recursos para estudos,e os professores se aperfeiçoar mais no ensino. Portanto todos devem está bem preparados para que possam ter uma educação de qualidade e justa para todos. Pois sabemos que não é fácil mudar a opinião de toda uma sociedade,pois conscientizar toda a humanidade demanda muito tempo,mais se cada um de nós fazer a sua parte aos pouco teremos resultado positivo na educação.A esperança nunca deve morrer em nosso coração.

  7. Eliane Santana outubro 5, 2011 às 10:53 am #

    Eu concordo na opinião da professora Vera Julião,independentemente da opção por dias letivos ou horas-aula,não teremos o resultado desejado, que é o ensino de qualidade para todos.O que está precisando melhorar é o salário dos professores,os recursos para estudos,e os professores se aperfeiçoarem mais no ensino. Portanto todos devem estar bem preparados para que possam ter uma educação de qualidade e justa para todos. Pois sabemos que não é fácil mudar a opinião de toda uma sociedade,pois conscientizar toda a humanidade demanda muito tempo,mais se cada um de nós fazer a sua parte aos pouco teremos resultado positivo na educação. A esperança nunca deve morrer em nosso coração.

  8. Nágila outubro 5, 2011 às 7:29 pm #

    Concordo, claro. A mudança deve contemplar primeiramente a qualidade e depois a quantidade. Sejam mais dias letivos ou mais horas/aulas, nossos alunos não irão se desenvolver mais e melhor, se continuarmos com as escolas sem infraestrutura e cheias de professores desmotivados, o aumento das aulas somente será mais um peso para os alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: