Experiências sobre Neuroplasticidade do cérebro

1 jun


Os seres humanos podem criar novos neurônios ao longo de toda a vida. O esforço para criar novos neurônios pode incrementar-se mediante o esforço mental. Os efeitos são específicos, dependendo da natureza da atividade mental, e os neurônios novos se multiplicam com especial intensidade e distintas zonas cerebrais.
Os novos neurônios vão parar nas zonas do cérebro que mais usamos e isto é o que se denomina “Neuroplasticidade”, demonstrando a importância de manter uma atividade mental intensa, conforme avançamos na idade. O exercício físico protege nossa saúde cardiovascular, o exercício cognitivo protege nossa saúde cerebral. O moderno estudo da neuroplasticidade demonstra que os cérebros das pessoas de mais idade não degeneram, mas que tem uma evolução particular, de acordo com a atividade realizada, que converte essas pessoas em gente “sábia” quando chega a velhice.

Para aprender algo, necessitamos mais o hemisfério direito, porém quando alcançamos certo nível de perícia, essas atividades passam a ser controladas pelo hemisfério esquerdo. Assim, ao longo da vida, acumulamos um repertório de destrezas cognitivas (habilidades e capacidades para reconhecer padrões), que nos permitem abordar novas situações com familiaridade. É o que popularmente chamamos “Experiência”, quando em função da idade avançada, nossa atividade mental está mais dominada por essas “rotinas cognitivas”, pelo “piloto automático”. (…)  Que tal a idéia de incluir o exercício cognitivo de forma regular como uma coisa pertinente ao nosso estilo de vida?

Fonte: Elkhonon Goldberg, Neurólogo da Universidade de New York, Diretor do Instituto de Neuropsicologia e funcionamento Cognitivo. Enviado pela Professora Nali

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: